Cabeças que fazem falta 1 – Milton Santos
Por Mario S. Mieli

 

Hoje, 24 de junho de 2011, dia em que se festeja (o nascimento de) São João Batista (Xangô, no sincretismo da umbanda brasileira), inicia-se a série CABEÇAS QUE FAZEM FALTA, sugerindo a todos o filme do Silvio Tendler sobre o Professor Milton Santos.

O filme é de quase dez anos e de lá pra cá as coisas só pioraram. Por isso a cabeça do Milton faz falta, interpretando com clareza as perversidades do “globaritarismo” – palavra que ele cunhou para descrever as novas formas de totalitarismo globalitárias.

Mario S. Mieli

Globalização Milton Santos – O mundo global visto do lado de cá.

 

 

“O mundo global visto do lado de cá, documentário do cineasta brasileiro Sílvio Tendler, discute os problemas da globalização sob a perspectiva das periferias (seja o terceiro mundo, seja comunidades carentes). O filme é conduzido por uma entrevista com o geógrafo e intelectual baiano Milton Santos, gravada quatro meses antes de sua morte.?O cineasta conheceu Milton Santos em 1995, e desde então tinha planos para filmar o geógrafo. Os anos foram passando e, somente em 2001, Tendler realizou o que seria a última entrevista de Milton (que viria a morrer cinco meses depois). Baseado nesse primeiro ponto de partida o documentário procura explicar, ou até mesmo elucidar, essa tal Globalização da qual tanto ouvimos falar.?O documentário percorre algumas trilhas desses caminhos apontados por Milton, vemos movimentos na Bolívia, na França, México e chegamos ao Brasil, na periferia de Brasília. Em Ceilândia, a câmera nos mostra pessoas dispostas a mudar as manchetes dos jornais que só falam da comunidade para retratar a violência local. Adirley Queiroz, ex-jogador de futebol, hoje cineasta, estudou os textos de Milton e procura novos caminhos para fugir do ‘sistema’ ou do Globaritarismo — termo criado por Milton Santos para designar a nova ordem mundial.”

Leave a Reply