>> Quem é o dono do/da Yoga? WHO OWNS YOGA? Documentário de Bhanu Bhatnagar, correspondente da Al Jazeera

mqdefault

Quem é o dono do/da Yoga? WHO OWNS YOGA? Documentário de Bhanu Bhatnagar, correspondente da Al Jazeera

Who Owns Yoga?

Em plena era imposta da tirania neoliberal e do jugo do capital financeiro internacional, com a usurpação de todo bem público, materializada através da privatização de tudo, ou seja, com o saque e pilhagem do patrimônio público por “empresas” transnacionais que são o governo real do mundo, depois da terra, do ar, da água, das sementes, agora muitos “pequenos” empreendedores na área do Yoga procuram patentear e obter copyrights com posturas (ásanas) dessa prática milenar originada na Índia, ou certas sequências de ásanas, ou certas variações dessas posturas, ou com os acessórios e roupas sugeridos para a prática e até mesmo com o modo como os colchonetes devam ser dispostos numa sala de aula de Yoga. Tudo para, falsamente, poder-se alegar “direitos” de invenção e exclusividade. E tudo para a livre apropriação e uso das máquinas publicitárias globais.

Ao emigrar da Índia para o resto do mundo, a prática do Yoga passou a incluir elementos específicos a cada lugar onde passou a ser praticada e a excluir, em muitos dos centros em que é praticada, sua característica básica de uma filosofia ampla e compreensiva. Com o passar do tempo, para muitos, sobretudo no Ocidente, ela se tornou um modismo de academia… uma forma de exercitar alongamentos e estiramentos, mais uma modalidade a oferecer para a grande máquina promotora de “concursos” e competições ginásticas… Para muitos, mas não para todos.

Esses são alguns dos aspectos da prática do Yoga/da Yoga nos dias de hoje que este documentário de Bhanu Bhatnagar, correspondente da Al Jazeera incluem (em inglês).

NAMASTE™®

Leave a Reply