As vozes da água: a cultura viva em Al-Andalus

Fonte: Med-O-Med
Via: rebelion.org


As vozes da água


Este curto documentário procura recuperar a cultura associada ao uso tradicional da água em al-Andalus, não somente como um patrimônio de importância, mas também como una alternativa aos problemas de gestão desse elemento. Dentro em breve, o conteúdo deste documentário poderá ser visto em uma exposição virtual disponível na Web – Med-O-Med: “Al-Andalus, una cultura del agua”.

“Las Voces del Agua” se baseia num belo projeto desenvolvido nas comarcas mouriscas de Alpujarras (Granada e Almería), El Valle de Ricote (Murcia), e Axarquía (Málaga), como marco do Programa “Med-O-Med, Paisajes Culturales del Mediterráneo y Oriente Medio”.

O documentário tem um forte caráter pedagógico e servirá de valiosa ferramenta educacional para ensinar a todos os tipos de público a rica tradição da irrigação, contada pelas “vozes sábias” que ainda conhecem e cultivam os segredos do uso tradicional da água, sem esquecer sua presença na estética arquitetônica, assim como seu valor espiritual e purificador. Tudo através do desenvolvimento de atividades de educação e sensibilização.

Leave a Reply