>> Vende-se: O Sonho Americano, por Al-Jazeera


Vende-se: O Sonho Americano
Fonte: Al-Jazeera de 6 de setembro de 2012
Vídeo em inglês
Tradução do texto abaixo: Imediata



Vende-se: O Sonho Americano
Ter casa própria sempre foi parte integral do sonho americano, mas desde a crise das hipotecas imobiliárias, o sonho azedou.


A bolha das habitações nos EUA estourou há quase seis anos, mas talvez o pior esteja ainda por vir.

Depois de uma decisão marcante, os principais bancos suspenderam o congelamento das execuções de hipotecas e o subsídio governamental tem sido pequeno demais para fazer qualquer diferença.

Os orçamentos para as habitações populares foram reduzidos, deixando um grande número de pessoas sem um teto para chamar de lar.

A linha demarcatória entre ser proprietário de uma casa e ser um sem-teto está se tornando cada vez mais embaçada, mas nem o presidente Barack Obama nem o governador Mitt Romney fizeram da casa própria um dos principais temas de suas campanhas.

Enquanto isso, a ira popular aumenta quanto à percepção de impunidade dos bancos e algumas pessoas têm encontrado modos inovadores para lutar contra a situação, numa era de austeridade.

Fault Lines vai a Chicago e à Califórnia para ver como as pessoas que se encontram na linha de frente da crise estão enfrentando o colapso do sonho americano.

“Se você perguntar às pessoas que tiveram hipotecas executadas de quem é a culpa, elas com frequência assumem a culpa, dizendo: É culpa minha. Eu errei. Em vez de dizer que o problema é do sistema”, explica David Harvey, teórico da área social e professor de antropologia do Graduate Center da City University de Nova York.

“O capital está sempre produzindo superávits; no final das contas, se você teve um lucro, você tem um excesso de dinheiro e a grande questão é o que fazer com isso.

“[Então] o que você faz é investir parte desse saldo positivo em algo. E nos EUA, moradia e urbanização em geral têm sido um vasto campo de expansão para oportunidades lucrativas”.
© 2012 Al-Jazeera

Leave a Reply