A mensagem final de George Orwell

George Orwell – A Final Warning


Fonte: docudrama de 2003 George Orwell – A Life in Pictures.
Transcrição traduzida do trecho da entrevista com Orwell: Mario S. Mieli

Mas ele deixou uma advertência final…

Entrevistadora:
1984 é, eu acredito, uma obra-prima terrificante. Tão terrificante que acho que não gostaria de ler outra como essa.

George Orwell:
Não estou completamente insatisfeito com ela. Acho que é uma boa ideia, mas a execução teria sido melhor se eu não estivesse sob a influência da tuberculose quando a escrevi.

Entrevistadora:
Uma vez você disse ter uma habilidade de encarar fatos desagradáveis. É isso que você demonstrou em 1984, elaborando um retrato acurado do futuro?

George Orwell:
Acho que permitir que o livro seja, afinal de contas, uma paródia, algo como 1984 poderia, com efeito, acontecer. É essa a direção para onde o mundo está indo, no presente. Em nosso mundo, não haverá emoção, a não ser medo, raiva, triunfo e auto-humilhação. O instinto sexual será erradicado, o que abolirá o orgasmo, não haverá outra lealdade que a lealdade ao partido, mas haverá SEMPRE a INTOXICAÇÃO DO PODER. Sempre, em cada momento, haverá a emoção da vitória, a sensação de esmagar o inimigo, desamparado.
Se você quiser uma imagem do futuro, imagine uma bota cravando um rosto humano. Para sempre. O amanhã, tirado dessa situação perigosa, é muito simples. Então que aconteça. Depende só de vocês.

Leave a Reply