CRIEMOS UMA, DUAS, TRÊS, MUITAS GRÉCIAS!

Discurso de Sonia Mitralia, por ocasião da grande manifestação anticapitalista de Frankfurt em 19 de maio de 2012

Fonte: Le Cri des Peuples de 23 de maio de 2012
Tradução do original francês: Mario S. Mieli



Camaradas,

Eu venho da Grécia, um país destruído e desesperado, um país em ruínas mas que resiste de pé. Dessa Grécia que resiste e que acaba de dizer um enorme NÃO magnífico aos seus carrascos: a Troika (o FMI, a Comissão de Bruxelas e o Banco Central Europeu) e a seus Merkel e Schauble, os Barroso, os Sarkozy e os banqueiros. Em síntese, a todos aqueles que nos governam e nos impõem políticas desumanas e bárbaras. Essas políticas que já estão provocando a desnutrição das crianças e até mesmo a fome nas cidades maiores gregas. E tudo isso onde? Não em algum lugar remoto do Terceiro Mundo, mas aqui, no coração da rica Europa. E quando? No momento da história da humanidade em que nunca se produziram tantas riquezas como agora!…



Camaradas,

Os resultados das eleições de 6 de maio não deixam a menor dúvida: uma enorme maioria de cidadãos gregos rejeitou as políticas de austeridade. Trata-se de um verdadeiro terremoto político! O país que foi escolhido para ser o laboratório das políticas de austeridade está agora em revolta aberta contra aqueles que esfomeiam e humilham. Aqueles que que fecham os hospitais e as escolas, aqueles que destroem e vendem este belo país a um preço irrisório, contra seus carrascos gregos e estrangeiros.
Mas atenção: os gregos em revolta não devem ser deixados sós no momento em que eles estão transformando sua cólera em movimento consciente e libertador, agora que a perspectiva de um governo grego de esquerda começa a despontar no horizonte, a se tornar possível e realista. Se os Merkel e Sarkozy, o FMI e a Comissão de Bruxelas fizeram dos gregos umas cobaias e a Grécia é um laboratório de suas políticas bárbaras. Cabe a nós, povos da Europa, fazer a mesma coisa e tornar a Grécia a vanguarda de nossos combates comuns contra aqueles que destroem nossas vidas e a natureza. Pois a resistência dos gregos é a nossa resistência, a luta deles são as nossas….



Camaradas,

Eu venho de um país que volta seu olhar para vocês, esperando atos concretos de solidariedade. Agora e não amanhã. Pois é agora, mais que nunca, que os gregos em revolta são ameaçados diretamente de extinção, por todos aqueles que temem que o exemplo deles faça emuladores e se espalhe como uma mancha de óleo sobre toda a Europa. E eu garanto a vocês, esses gregos em revolta estão persuadidos que a melhor solidariedade para com eles é que vocês os imitem. Que vocês imitem o exemplo deles em seus países. Desenvolvendo e coordenando as resistências contra as políticas desumanas de austeridade e de destruição. Por outro lado, é exatamente isso que mais temem nossos inimigos comuns: O CONTÁGIO! O contágio das lutas por toda a Europa.

Façamos, portanto, justamente isso: CRIEMOS UMA, DUAS, TRÊS, MUITAS GRÉCIAS! Estabeleçamo-nos em rede, coordenemos nossas lutas, organizemos metodicamente um movimento unitário e radical, de massa e democrático em todo o nosso velho continente, em toda a Europa, da România à Irlanda e da Itália à Islândia. Um movimento a longo prazo e de grandes ambições emancipadoras, que combina a maior unidade com a radicalidade libertadora. Agora é o momento. Pois… United we stand – Divided we fall !! Ou em francês de luta: Tous ensemble-tous ensemble, oué oué…

Obrigado, camaradas.

Leave a Reply