>> Tom Engelhardt – O declínio soviético da América

Tom Engelhardt – O declínio soviético da América

Fonte: TheNation.com
Transcrição traduzida do vídeo: Imediata


Tom Engelhardt: America’s Soviet Decline


Se pensarmos nos últimos momentos da Guerra fria, o que temos é um quaro estranho e sinistro. Nosso inimigo de antes, a União Soviética, estava há anos despejando dinheiro no setor militar, estava cada vez mais endividada, tinha uma infraestrutura esclerótica e desgastada e seus militares estavam emperrados numa guerra – que é a líder do presente – e que foi sua hemorragia – a guerra no Afeganistão.

Isso soa muito familiar com relação a outro país, no presente momento, e esse país somos nós, os chamados vitoriosos da guerra fria.

O estranho é que quando a União Soviética implodiu, seu exército sumiu do Afeganistão, e logo depois a União Soviética desapareceu da face da Terra – ela, que sempre foi a superpotência menor da era da guerra fria.

Nossos líderes, num senso de autocongratulação, e depois de um breve período de conversa sobre “dividendo de paz”, tomaram essencialmente o que eu chamo de “o caminho soviético”. Instituíram uma política de “os militares” em primeiro lugar, despejaram dinheiro no setor militar dos EUA, deixaram a infraestrutura do país esfiapar, o déficit subir e acabamos emperrados com duas hemorragias – o Iraque e o Afeganistão.

Em essência, – e isso aconteceu ironicamente com o mesmo país (o Afeganistão) – éramos a superpotência mais poderosa, e continuamos sendo um país rico e poderoso; de modo que não desapareceremos da face da Terra.
Todavia, tomamos o mesmo caminho soviético em direção à implosão.



Último artigo de Tom Engelhardt (em inglês): The Afghan Syndrome:
http://www.tomdispatch.com/archive/175527/

Último livro de Tom Engelhardt: “The United States of Fear” (Os Estados Unidos do Medo) http://www.tomdispatch.com/books/175465/the_united_states_of_fear/

Leave a Reply