Cinusp Paulo Emílio: debate “Arquitetos do Poder”

O debate realizado em 19 de setembro de 2018 após a exibição do filme “Arquitetos do Poder”, durante a mostra Acredite se quiser!, conta com a presença de Renato Levi Pahim, professor de documentário do departamento de jornalismo da ECA-USP e de Silvio Mieli, professor de jornalismo da PUC-SP.

O debate aborda a instrumentalização da linguagem e da emoção no marketing político e a capacidade de se construir imaginários em torno dos candidatos. Além disso, também é discutido tanto a necessidade de se fazer uma análise estética das campanhas políticas, quanto como o documentário ajuda a entender o processo eleitoral de 2018.
Os debates selecionados instigam a reflexão sobre os temas, assim, mesmo quem não assistiu aos filmes pode acompanhar a discussão sem dificuldades.

Desing e Conspiração

Núcleo Perseu Abramo através da linha de pesquisa INDDITEC participou do Seminário DCzz / Design e Conspiração: ziguezagues entre Arte e Filosofia. O seminário propôs diálogos e conexões entre esses campos em prol de expansões teóricas e práticas, em perspectivas poéticas, estéticas e políticas. Teve como mote uma provocação do filósofo tcheco Vilém Flusser (1920-­1991) sobre a semântica do termo design e também o eixo curatorial da exposição Disobedient Objects (V&A, Londres, 2014).

É fruto de intercâmbios entre pesquisas realizadas por grupos do PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi e do Instituto de Artes da Unicamp e conquistou apoios do Instituto Itaú Cultural e da FAPESP – este último, indicador da excelência e da originalidade da proposta, bem como da valorização de trabalhos em rede com intercâmbio nacional e internacional.

________________________________

Leave a Reply