ESQUERDA E A MÍDIA NO BRASIL PÓS-IMPEACHMENT. Uma reflexão sobre as narrativas bipolares; ódios, paixões e o papel da cultura e da mídia no imaginário do Brasil contemporâneo. Do impacto estratégico da mídia corporativa como formadora de opinião (protagonista do golpe contra Dilma Roussef), passando pela análise crítica da gestão petista em relação à comunicação pública, até as alternativas comunicacionais livres e autônomas em articulação. Apresentação o documentário “PODE TUDO: Discurso de ódio e antipetismo” (2015), trabalho de Conclusão de Curso de Jornalismo, realizado pela aluna Harumi Visconti.

Participação:
Veridiana Alimonti — cursou Direito e mestrado na USP com projeto voltado ao estudo das políticas de comunicação no Brasil. Foi advogada e pesquisadora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) com atuação voltada para a área de telecomunicações e Internet. Participou do Comitê Gestor da Internet no Brasil e atualmente faz parte da coordenação executiva do coletivo Intervozes.

A jornalista Maria Inês Nassif, trabalhou no Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, O Globo, Jornal do Brasil e na agência Dinheiro Vivo. Foi editora de opinião e repórter especial de política do jornal Valor Econômico. Atuou e atua também em sites com Carta Maior e GGN . Defendeu mestrado em Ciências Políticas aqui na PUC, com uma tese sobre a cobertura das Eleições presidenciais de 2002.

Luis Nassif, fez jornalismo na ECA-USP e passou pela Veja, Jornal da Tarde e Folha de São Paulo. Criou a seção “Dinheiro Vivo”, que viraria programa na TV Gazeta e depois uma agência com o mesmo nome. Em 2007 escreveu uma série histórica de artigos sobre os bastidores da revista Veja. Atua ativamente na internet através do seu portal GGN e até recentemente apresentava o programa Brasilianas.org na TV Brasil. Nassif é compositor, toca bandolim e é um dos grandes pesquisadores de chorinho no Brasil.

Reginaldo Nasser é professor de Relações Internacionais da PUC-SP e do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas. É mestre em Ciência Política pela Unicamp e doutor em Ciências Sociais pela PUC. Desenvolve pesquisa na área de Política Internacional, Em março deste ano, o Prof. Reginaldo Nasser foi convidado pela GloboNews.“Não dou entrevista para um canal que, além de não fazer jornalismo, incita a população ao ódio num grave momento como esse”, respondeu à produtora. Em seguida vários outros intelectuais e jornalistas passaram a reagir da mesma forma aos convites de emissoras e jornais golpistas.

cartazevento

Leave a Reply