Tá tudo bem?… INSURREIÇÃO ESPIRITUAL – o modo supremo para bagunçar o coreto

Fonte: Adbusters Nº 100 março/abril de 2012
Tradução: Mario S. Mieli
31 de janeiro de 2012




Um dia despertamos com a sombria realização de que a humanidade está sendo arrastada para o buraco negro da catástrofe ecológica, financeira e espiritual… que nossa democracia foi confiscada por uma corporatocracia… que a cada dia duas centenas de espécies de plantas, insetos, aves e mamíferos se extinguem para sempre… que um dilúvio de propaganda leva sonambulicamente a humanidade à beira da insanidade… e que, a menos que lutemos contra isso do modo mais criativo e visceral possível, tudo estará perdido.

Apesar disso, o que distingue nossa luta em 2012 é que não estamos lutando para salvar um futuro distante. Não estamos tentando prevenir algum evento terrível que ainda está por vir. Não se trata de nossos netos não nascidos. Pelo contrário, muitos de nós sentimos já ter ultrapassado o limiar; o ponto de não retorno já aconteceu e nossa luta é pelo nosso presente. Estamos vivendo naquele trágico momento de estranha imobilidade em que o dano fatal já foi causado, em que se podem ver as rachaduras aumentando, embora o edifício ainda esteja de pé e tudo pareça continuar como se nada fosse… mas por mais quanto tempo?

Nossos dias podem ficar sombrios com essa tenebrosa percepção, mas há motivo para se estar profundamente otimista pois “onde o perigo se encontra, lá também cresce o poder redentor”. Nunca antes a possibilidade fascinante de uma Primavera Global, de uma insurgência dos povos em todo o mundo em prol de democracia pareceu tão próxima. Talvez, pela primeira vez na história humana, estejamos à beira de uma revolução concomitante por toda parte contra os fraudadores financeiros, os lacaios corporativos e a ideologia do consumismo que têm levado a Terra ao precipício do colapso.

Nesse momento, a era do total e transcendente enxame indignado, nos olhamos os uns aos outros, e não a mestres acima de nós, para encontrar aquilo de que precisaremos para bagunçar o coreto de vez, fazer o supremo ‘culture jamming’: a insurreição espiritual.

para os selvagens, Culture Jammers HQ

Leave a Reply