>> Reel Bad Arabs – como Hollywood fabricou o preconceito anti-árabe (documentário integral com legendas em português)


Reel Bad Arabs – como Hollywood fabricou o preconceito anti-árabe

Filmes Ruins, Árabes Malvados: como Hollywood transforma um povo em vilão (com legendas em português)
http://youtu.be/3NSZQfuFq0I


Texto original do post com legendas em português

Imperdível!

Nesse documentário franco, humano e sensível, Dr. Jack Shaheen, autor do livro de enorme sucesso “Reel Bad Arabs”, analisa quase mil filmes envolvendo a figura do árabe no cinema norte-americano.

Cerca de 25% de todos os filmes já produzidos em Hollywood incluem a figura do árabe e apenas um não denigre a imagem dos árabes.

Eles são retratados como cruéis, machistas, idiotas, fanáticos e as mulheres como objetos sexuais, submissas ou tolas. Presente desde o desenho animado até as superproduções, a estratégia segue a mesma forma covarde de como os judeus eram retratados pela propaganda nazista.

Esse tipo de preconceito acaba trazendo para o ocidente convenientes ingredientes sociais para uma guerra: o ódio e o medo.

Nada é por acaso, a política norte-americana no oriente médio e Hollywood estão intrinsecamente ligados. ?
É ótimo para os grupos armamentistas, petroleiras e banqueiros que financiam as guerras, que os árabes sejam vistos como vilões, pois dessa maneira, a opinião pública estará sempre ao seu lado, garantindo enormes lucros com um eventual conflito. Vale a pena destacar que vários desses grupos são os próprios donos das indústrias cinematográficas e canais de TV, que veiculam esses filmes.

Um dos povos que mais tem sofrido desse preconceito são os palestinos, que apesar de serem oprimidos, vítimas de uma ocupação massiva, cruel e hedionda, são retratados como terroristas.

O documentário, além dessas denúncias, apresenta lindas propostas de como acabar com o preconceito descabido.

Leave a Reply