>>CABEÇAS QUE FAZEM FALTA 2 – FELLINI

CABEÇAS QUE FAZEM FALTA 2  – FELLINI – PROVA D’ORCHESTRA

 

 

Por: Mario S. Mieli

Em mensagem de: 27 de junho de 2011

 

Excelente filme do Fellini, de 1979, com legendas em português (algo raro na net). Com pouco mais de uma hora, o breve filme ensaio de orquestra é uma grande obra de arte. Palavras para descrever os instrumentos, cores para descrever os sons, sons para descrever o estado de espírito individual e grupal de um povo. Num certo sentido realista, como metáfora da Itália política dos anos 70 – país em que a criatividade da população sempre se revelou a partir de traços políticos fortemente anárquicos (a própria unificação da Itália foi obra, em grande parte, dos anarquistas, por irônico que pareça…), alternadamente sufocados por espectros de ensaios fascistas-totalitaristas. Profético, por anunciar o que estava por vir.

 

Pessoalmente, por uma série de coincidências fortuitas, o filme mudou minha vida. Assisti à première em Roma. Na saída me deram de presente um pôster do filme. De volta ao Brasil, muitos amigos quiseram comprá-lo. Comecei a importar pôsters de cinema da Itália e fiz exposições de pôsters de cinema no Brasil. Dos pôsters, comecei a vender obras de arte… Comecei a me interessar mais pelas obras de arte em si do que pela venda das mesmas…

 

Fellini se foi mas continua por aí.

 

Faz muita falta não ouvir a voz e não ver as produções desse que foi um dos maiores artistas do século XX e não só desse século. As voltas que a vida deu foram muitas, mas o filme permanece com o mesmo impacto. Espero que encontrem um tempo para vê-lo ou revê-lo, quando tiverem ocasião. E espero que o curtam tanto quanto eu… DA CAPO!!!….

 

 

 

 

Prova d’orchestra [Federico Fellini] 1/7

 

Prova d’orchestra [Federico Fellini] 2/7

 

Prova d’orchestra [Federico Fellini] 3/7

 

Prova d’orchestra [Federico Fellini] 4/7

 

Prova d’orchestra [Federico Fellini] 5/7

 

Prova d’orchestra [Federico Fellini] 6/7

 

Prova d’orchestra [Federico Fellini] 7/7

 

 

Leave a Reply