>> “Nunca sei ao certo” do Leminski + Você cidadão normal, quem diria, é a anomalia a ser rastreada, vigiada… e programada… + “Rise of the Drones” da PBS, “brought to you by” quem faz os drones…


“Nunca sei ao certo” do Leminski + Você cidadão normal, quem diria, é a anomalia a ser rastreada, vigiada… e programada… + “Rise of the Drones” da PBS, “brought to you by” quem faz os drones…


Nunca sei ao certo
Se sou um menino de dúvidas
Ou um homem de fé

Certezas o vento leva
Só dúvidas continuam de pé

Paulo Leminski em “O ex-estranho”




Você cidadão normal, quem diria, é a anomalia a ser rastreada, vigiada… e programada…

Os sistemas eletrônicos de vigilância e controle estão em toda parte e constituirão a normalidade no próximo futuro. No post precedente, mostramos como a DARPA está elaborando nanosensores receptores-transmissores que se autodissolvem uma vez cumprida a tarefa para a qual foram concebidos. Neste vídeo damos uma olhada aos sistemas aéreos de vídeo-vigilância ativos. Sofisticados aparatos de vídeo-gravação ARGUS (ARGUS-IS (Autonomous Real-Time Ground Ubiquitous Surveillance Imaging System, ou sistema autônomo de vigilância onipresente do solo por imagens em tempo real) de 1,8 gigapixels (um gigapixel equivale a 1.000 megapixels), podem ser gerenciados por poderosos softwares capazes de elaborar imagens em tempo real, seguindo o movimento de centenas de veículos e pessoas ao mesmo momento. Esses aparatos podem ser instalados em drones (aviões sem tripulação acionados por controle remoto), capazes de voar por doze horas consecutivas, mas está sendo projetado um suporte especial para os mesmos: um drone especial movido a energia solar que poderia permanecer em voo por meses seguidos. É importante observar que as informações vazadas têm sempre anos de atraso com relação ao que se está experimentado na atualidade. É óbvio que quando ocorre um evento para o qual seriam de fato úteis, esses sistemas evoluídos surpreendentemente não funcionam ou não se encontram ativos. Porque será? A pergunta é: quem é que se quer rastrear e por quê? Quem gerenciará e controlará todo esse volume de material tão delicado? Será o cidadão ‘normal’ o objetivo de tanto empenho? Será ele a verdadeira anomalia? Talvez sim, para quem deseja um planeta habitado por assassinos seriais ou aturdidos autômatos obedientes.



Fontes do artigo acima:

http://aftermathnews.wordpress.com/2013/01/31/darpas-big-eye-1-8-gigapixel-camera-for-air-surveillance-unveiled/

http://smmercury.com/2013/01/30/freethought-san-marcos-becoming-a-victim-of-tsas-goons/

Via: http://freeskies.over-blog.com/article-l-occhio-del-cielo-114938484.html



A apresentação do sistema ARGUS-IS foi feita no programa NOVA, da televisão pública dos EUA. Teve como título “Rise of the Drones” (A ascensão dos drones) e, para a surpresa(?) de todos, patrocinado pela empresa Lockheed Martin fabricante dos mesmos… (Quoque tu, PBS?)
Assim, você cidadão normal, quem diria, a anomalia a ser rastreada, vigiada… e programada… ainda poderá se “informar” e “divertir” com os próprios rastreamento, vigilância e programação.


Para “chiar” ou obter mais informações sobre o patrocínio da “Ascensão dos drones” pela Lockheed Martin em programa da televisão pública dos EUA:
PBS Drone Coverage Brought to You by Drone Makers
Lockheed’s Nova sponsorship violates underwriting rules:

http://fair.org/take-action/action-alerts/pbs-drone-coverage-brought-to-you-by-drone-makers/


Para ver o programa em questão:

ARGUS Featured on PBS Nova

Leave a Reply