>> Noam Chomsky e Tariq Ali no programa de Julian Assange na RT: “Não desistam!”


Noam Chomsky e Tariq Ali no programa de Julian Assange na RT (Russia Today): “Não desistam!”

Fonte: http://assange.RT.com
The Julian Assange Show: Noam Chomsky & Tariq Ali (E10) (em inglês)

Resumo dos assuntos tratados no programa:

A primavera árabe, a crise estrutural do Ocidente, a ditadura do capital exercida pelo “centro” extremo dos países ocidentais, a nova esperança que vem da América Latina.

A OTAN e as ex-potências coloniais querendo retomar o controle de todo o Oriente Médio e de todo o mundo árabe, novamente.

O caso de Cuba

A América do Sul e sua luta por uma independência e soberania reais, sobretudo na última década..

A petrificação da democracia. Se antes, queria-se provar a superioridade do mundo ocidental usando a democracia como argumento, agora não é mais preciso.

O ataque contra as liberdades civis e a Kill List de Obama.

Não devemos imitar modelos, mas desenvolvê-los, como na América Latina. O Ocidente deveria prestar mais atenção nessa região.

Capitalismo e democracia não têm nada a ver entre si. Foi uma invenção da guerra fria que capitalismo e democracia vinham de mãozinhas juntas, mas isso não tem base na história. Basta ver a China hoje.

Os EUA estão muito fracos economicamente, mas muito dominantes militarmente, graças ao que exercem seu controle em grandes partes do mundo.

A China cresceu muito como uma linha de montagem para suprir outros países no oriente e países ocidentais desenvolvidos, através de multinacionais.

Que mensagem aos jovens radicais de hoje?

“Não desistam!”

Tariq Ali:
A passividade leva ao desespero. É preciso ser ativo, pois ninguém vai entregar nada de bandeja. Sejam críticos. E céticos do sistema, e algo terá que mudar.

Noam Chomsky:
Muita coisa mudou no decorrer dos anos, para melhor. E isso porque muita gente se dedicou para isso. E essa história não acabou. Há problemas muito sérios se continuarmos assim, problemas de sobrevivência decente, em função, por exemplo, do uso de combustível fóssil. Não mudando, poderemos ser levados ao abismo.


Para ver os programas anteriroes de Julian Assange: http://assange.RT.com

Leave a Reply