null

Fonte:CeTeMe http://cteme.wordpress.com/2013/10/12/esc2013/

A segunda edição da Conferência Internacional ESPECTRO, SOCIEDADE E COMUNICAÇÃO [ESC] será dedicada especialmente ao tema do rádio digital, visando abordar questões relativas à interatividade por esse meio e à alocação do espectro necessária para sua implementação.

Sob coordenação do Laboratório Telemídia do Departamento de Ciência da Computação da PUC-Rio em parceria com o Grupo de Pesquisa CTeMe do IFCH-UNICAMP, com a Associação Mundial das Rádios Comunitárias (AMARC-Brasil) e com o Grupo Saravá.org, contando com financiamento da CAPES, através do programa PAEP, e da Open Society Foundations, o evento será realizado na PUC-Rio, na cidade do Rio de Janeiro.

Buscando fomentar a produção de conhecimento, de inovação e o intercâmbio tecnológico sobre Rádio Digital, abordando e tratando o tema de modo interdisciplinar, reuniremos importantes atores da academia nacional, da sociedade civil organizada, engenheiros e gestores que participam ativamente do processo de definição do padrão do Sistema Brasileiro de Rádio Digital (SBRD).

Entendemos que essa composição se faz necessária, pois se trata de uma questão eminentemente tecnológica que, no entanto, é portadora de importantes implicações sociais, políticas e econômicas.

Através do Seminário pretendemos fortalecer a articulação de uma rede de pesquisadores que já trabalham com o tema e divulgar este campo de pesquisa para estudantes de Pós-Graduação. Esperamos também que, pela participação de engenheiros e gestores do Ministério das Comunicações e da ANATEL, seja estabelecido um canal de comunicação direto com o Conselho Consultivo do Rádio Digital (CCRD) do Ministério das Comunicações, que atualmente conduz os testes e as discussões entorno das opções tecnológicas disponíveis.

A chamada para apresentação de trabalhos já está aberta. O formato é o de short paper, as datas para submissão e as regras completas para formatação de artigos estão disponíveis no site do evento e no seguinte documento PDF.

Leave a Reply