SALVE O RIO SÃO FRANCISCO.................

FREI LUIZ CAPPIO:

Mensagem feri Luiz ao presidente Lula

Carta de Dom Cappio ao povo do Nordeste

SOBRE DOM LUIZ:

Ecomuseu

REFERÊNCIAS:

CPT Nacional

SOBRE O RIO SÂO FRANCISCO:

Dossiê Fundação Joaquim Nabuco

Ministério dos Transportes

 


URGENT: PLEASE SIGN THE PETITION ADRESSED TO THE PRESIDENT OF BRAZIL IN ORDER TO SAVE THE ‘SAO FRANCISCO RIVER’, AND THE LIVES OF FRIAR LUIZ CAPPIO AND ARTIST BENÉ FONTELES!!!

>Comunicado do Movimento de Artistas sobre a Greve de Fome de Frei Luiz Cappio (Port)

IMAGENS, TEXTOS E CONTEXTOS SOBRE A TRANSPOSIÇÂO DO RiO:

>Entenda a atitude do Frei Luiz. Conheça as razões técnicas contra a transposição e a favor de alternativas viáveis/ Ambiente Brasil (Port)

>Transposição do Rio São Francisco: dossiê da Fundação Joaquim Nabuco (Port)

>O leilão da Águas/ Roberto Malvezzi (Port)

Estamos unidos em oração e nos uniremos às iniciativas que surjam para que esse gesto extremo do nosso irmão seja só de vida, para o Rio São Francisco e seu povo, para o queridíssimo irmão Dom Luiz e em favor do projeto de revitalização dessa artéria nacional que é o Velho Chico. Com um beijo de paz ao irmão Dom Luiz e um abraço fraterno a todos os irmãos e irmãs, companheiros dessa luta e dessa esperança, em nome da Prelazia de São Félix do Araguaia,"
Pedro Casaldáliga
27 de setembro de 200
5

Rio São Francisco a partir de imagem de satélita

Foz do rio São Francisco

Com 2.800 km de extensão, e drenando uma área de aproximadamente 641.000 km2, o rio São Francisco nasce no estado de Minas Gerais, na Serra da Canastra, desemboca no Oceano Atlântico, entre Sergipe e Alagoas. Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora(MG) e Juazeiro(BA)/Petrolina(PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas(AL) e a foz, no Oceano Atlântico.
O rio São Francisco atravessa regiões com condições naturais das mais diversas. As partes extremas superior e inferior da bacia apresentam bons índices pluviométricos, enquanto os seus cursos médio e sub-médio atravessam áreas de clima bastante seco. Assim, cerca de 75% do deflúvio do São Francisco é gerado em Minas Gerais, cuja área da bacia ali inserida é de apenas 37% da área total.
A área compreendida entre a fronteira Minas-Bahia e a cidade de Juazeiro(BA), representa 45% do vale e contribui com apenas 20% do deflúvio anual.
Os aluviões recentes, os arenitos e calcários, que dominam boa parte da bacia de drenagem, funcionam como verdadeiras esponjas para reterem e liberarem as águas nos meses de estiagem, a tal ponto que, em Pirapora(MG), Januária(MG) e até mesmo em Carinhanha(BA), o mínimo se dá em setembro, dois meses após o mínimo pluvial de julho.
À medida em que o São Francisco penetra na zona sertaneja semi-árida, apesar da intensa evaporação, da baixa pluviosidade e dos afluentes temporários da margem direita, tem seu volume d'água diminuído, mas mantém-se perene, graças ao mecanismo de retroalimentação proveniente do seu alto curso e dos afluentes no centro de Minas Gerais e oeste da Bahia. Nesse trecho o período das cheias ocorre de outubro a abril, com altura máxima em março, no fim da estação chuvosa. As vazantes são observadas de maio a setembro, condicionadas à estação seca.

 

BENÉ FONTELES:

...caso, Dom Frei Luiz Cappio entre em estado grave de saúde em sua greve de fome contra a transposição do Rio São Francisco e pela sua revitalização, entrarei também em greve de fome até a morte. Ficarei em completo silêncio na Praça dos Três Poderes em Brasília, e, para que minha morte seja mais rápida e menos dolorosa, não beberei água e ficarei exposto ao sol, a chuva e ao frio.

Ler íntegra da carta do coordenador do Movimento Artistas pela Natureza

SOBRE BENÉ FONTELES:

Site Poesia Visual Brasileira

Manifesto Antes Arte do que Tarde