Grécia se levanta

GRÉCIA SE LEVANTA

PARA ACOMPANHAR OS DESDOBRAMENTOS:

AFTER THE GREEK RIOTS
INDYMEDIA ATHENS
FOTOS e VÍDEOS INDYMEDIA ATHENS
SOCIAL WAR IN GREECE
LIBCOM.ORG
ACT FOR FREEDON NOW
THIS IS OUR JOB
TV GREGA
O CÃO REBELDE

TEXTOS E CONTEXTOS:

>>O Grotesco Sistema Financeiro Global: o caso da Grécia, por John Pilger, Global Research , May 20, 2010 / NewStatesman. Tradução em português aqui: http://imediata.org/?p=255

>>A ação de crime organizado contra a Grécia, por Hugo Harari-Kermadec e Catherine Samary(25/05/10), originalmente publicado em Informação Alternativa/Europe Solidaire Sans Frontières/Tradução- Esquerda.Net: http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16619

>>De la mala a la peor, por Juan Gelman (13/05/10), Página/12: http://bit.ly/dhWL3x

>>Qui veut détruire la Grèce?, par Míkis Theodorákis: http://www.voltairenet.org/article165288.html#auteur125054

>>Grécia, começa a tragédia européia, por Franco Berardi “Bifo”: http://imediata.org/?p=139

>>La Grecia in Lotta, di Dimitris Katsaganis (05-05-2010): http://ch.indymedia.org/it/2010/05/75501.shtml

>>Crisis: tragedia griega, Escrito Por Pablo Jato (30 de abril de 2010), Clarin Chile: http://elclarin.cl/index.php?option=com_content&task=view&id=20964&Itemid=6998

>>Preguntas y respuestas sobre la ‘tragedia’ griega; Las causas y principales cuestiones de una crisis que ha puesto en evidencia las limitaciones de una UE sin política económica común frente a los especuladores, por Álvaro Romero (26/04/2010): http://bit.ly/9ueNnP

ATUALIZAÇÕES DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ANARQUISTA-ANA:

>>13/05/2010 às 22:03 – Manifestantes nas ruas de Atenas protestam contra o arrocho
>>08/05/2010 às 19:00 - [Grécia] Podemos!
>>05/05/2010 – O que temos honestamente a dizer sobre os acontecimentos de Quarta?
>>05/05/2010 às 21:27 – Carta de um funcionário do banco Marfin Eganatia Bank
>>05/05/2010 às 22:49 – Atenas, zona de guerra
>>“Para todas as pessoas que usam a morte de três seres humanos para dar vazão aos seus discursos de ódio contra anarquistas”

CÃES LIBERTÁRIOS GREGOS: KANELLOS (CANELA), LOUKANIKOS (Respeito, em grego), PAPITSA (que morreu no último dia 8 de maio, vide artigo abaixo): MASCOTES E SÍMBOLOS DO LEVANTE GREGO

Loukanikos é um cão extremamente esperto, charmoso e cheio de graça. Seu porte altivo e elegância chamam a atenção. Seu olhar é doce e fulminante. Ele transparece segurança e confiança. Não se assusta nem foge da luta, da repressão fardada, dos gases lacrimogêneos, do fogo inimigo. É impressionante como por detrás deste animal salta aos olhos uma imagem terna, de dignidade e rebeldia. Mais uma das tantas poesias anárquicas gregas. Nos últimos dois anos ele foi visto em quase todas as manifestações em Atenas, tanto nos protestos dos anarquistas como nos dos trabalhadores e estudantes. Presume-se que ele pertença a um dos manifestantes. Mas é um cão livre. E novamente, lá estava ele, firme, no meio da multidão, do lado do povo grego, participando dos protestos contra as medidas de austeridade do governo grego, FMI e União Européia (DA AGÊNCIA DE NOTÍCIAS ANARQUISTA-ANA).

Na edição da última quinta-feira (6), o jornal inglês The Guardian divulgou uma galeria de imagens deste cachorro, que já foi destaque em outras mídias.

Aqui galeria de imagens do The Guardian:
http://www.guardian.co.uk/world/gallery/2010/may/06/greece-protest?picture=362290874
Aqui um blog com várias imagens do Loukanikos:
http://www.thisblogrules.com/2010/03/dog-that-hasnt-missed-a-single-riot-for-years.html
Aqui um blog que foi criado recentemente com imagens do Loukanikos:
http://rebeldog.tumblr.com/
Aqui um blog com muitas imagens, vídeos e histórias de cães rebeldes gregos, principalmente do cão Kanellos, dos “Blacks Dogs”:
http://kanelos.blogspot.com/

Outros textos e imagens sobre os cães ativistas:

>>Cão revolucionário vai a todas as manifestações em Atenas

null

null

Kanellos: livre, vadio e misterioso que se faz linha de frente em todas as manifestações, que aparece e reaparece. Será o mesmo cão? Ou serão dez, cem, milhares de cães corajosos, além de Loukanikos e Kanellos????????
Eu gosto muito de cachorro vagabundo que anda sozinho no mundo sem coleira e sem patrão, gosto de cachorro de sarjeta que quando escuta a corneta sai atrás do batalhão…. é o próprio!!!

Carmen Miranda – Cachorro Vira-Lata by Imediata

null

Boa viagem, companheira!

É com profunda tristeza que comunicamos a morte da cachorra anarquista conhecida como “Papitsa”, em Atenas. Ela faleceu de causas naturais, jovem, com apenas seis anos de vida. Ela foi a fundadora do grupo canino conhecido como “Black Dogs”. Era um cão doce, brincalhão, leal, companheiro… cativou inúmeros anarquistas e não anarquistas. Na manhã de sábado, 8 de maio, a cadela morreu, dois meses depois de um difícil parto. Ela teve três filhotes, Petras, Luben e Giant. “Papitsa” foi para as ruas, para os protestos cedo, em 2006, em Atenas e em outros lugares da Grécia. Em dezembro de 2008, quando o jovem libertário Alexis Grigouropoulos foi morto pela polícia, ela esteve com companheiros humanos no meio das lutas sociais que sacudiram a Grécia. Neste último 5 de maio, dia da Greve Geral no país, ela conseguiu chegar à entrada do Parlamento grego, com o alegórico cartaz na boca. “Papitsa” foi enterrada ao lado da Vovó Mel (outro cão libertário), com honras, e como “inimiga do Estado”.

Galeria com homenagens e várias imagens da “Papitsa” em momentos de lazer e ação:
http://athens.indymedia.org/front.php3?lang=el&article_id=1167968


agência de notícias anarquistas-ana

Athenes Ma Ville – Melina Mercouri
Athenes Ma Ville – Melina Mercouri by Imediata

PETIÇÃO:
Le peuple grec n’est pas responsable de la faillite de son Etat. C’est pourtant lui que les marchés financiers et les institutions internationales veulent saigner à blanc. Signez notre pétition en ligne.
http://www.humanite.fr/APPEL-Il-faut-aider-le-peuple-grec

REFERÊNCIAS:
The Greek Riots/Crimethinc: How to Organize an Insurrection

Ah, essa Grécia de Min(h’)erva que o Deus-Mercado tanto enerva…

ou

O que o mundo deve à Grécia…

Artur d’Amaru

Enunciados propedêuticos proferidos diante do Olimpo das Bolsas de Desvalores

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Não joguem tempo fora
Vamolá, façam seus lances

Tudo bem que a Vênus ex-de-Milo já jaz no Louvre faz tempo, e que a maioria dos mármores gregos já estão disseminados, abarrotando os insaciáveis Museions do mundo… mas ainda sobram alguns…(viu, Péricles?)
Quem é que não vai querer levar do Museu da Acrópole nem que seja um leão ou um cavalo da fase arcaica?
Ou brindar-se com o luxo refinadíssimo de um lote de delicadíssimos camafeus de Atenas? Sem falar nas cerâmicas, nos vasos, nas urnas…
Vejam que o estoque de Miron, de Fídias e de Praxíteles já tá escasseando. Vamolá! Vamolá!
Quem não comprar rapidinho, não vai ter nem um fragmentozinho…
Não perca a chance de ser dono de um pedacinho-souvenir tão diferencial do mundo clássico…
Oferecido em suaves prestações para pagar a “dívida” que o povo grego contraiu com o mundo.
Afinal, faz tempo que eles estão abusando da nossa boa vontade e da pecúnia de nossa honesta labuta. Quem mandou Homero ter perdido um tempo absurdo para escrever a Ilíada? E alguém cobrou Heródoto por ter desperdiçado tantos recursos em viagens pra cá e pra lá, só para escrever a primeira grande narrativa histórica do mundo? E a devassa da Safo, então, merece nossa compaixão? Licurgo, Alcibíades e Hipócrates que me desculpem, Arquimedes e Pitágoras, sinto muito, mas…. Fala sério… Who cares? Agora sifu… junto com Zorba, o Grego…

082 – Dalida – Zorba The Greek by Imediata

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Aceita-se dinheiro, cheque ou cartão.
Não tem problema. E é pré-aprovado pelo FMI.

E você, tão “civilizado” Museu Britânico do Saque e da Privataria…
persistente coletor de artefatos e congêneres confiscados, na marra, de antigas civilizações…
Não seria a hora certa de se conceder mais alguns remarcáveis exemplares do patrimônio alheio,
adquirindo, por exemplo, um pedaço mais substancial do Partenon?
Pelo menos, assim, os Elgin Marbles e os cavalos ilicitamente pilhados não ficariam mais tão solitários nas brumas de Albion…
Que tal meia dúzia de colunas da Acrópole? Vejam que a compra em quantidade tem desconto!
Três poderiam servir de adorno para o Hyde Park, alegrando assim os passeios da nossa tão querida rainha, enquanto se relaxa contando suas libras e seus royalties e ações Shell e BP ao portador… E, obviamente, três teriam que ser destinadas como presente para os caríssimos amigos da sede efetiva da Coroa, naquela tão monstruosamente “pseudo-neo-clássica” W.(D.)C….
Como vocês fazem com seus mercenários soldadinhos, enviados aos quatro cantos dos orientes só para não perderem o hábito servil de capachear os cow-boys manda-chuva da coalisão… (e haja fôlego para engolir o petróleo que picha todo o Golfo do México… Por sinal, quem é mesmo que quando não caga na entrada, caga na saída… não seriam os herdeiros da mega-narcotraficante-rainha-majestade Vitória…?)

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Venham dar uma sapecada
Qualidade imbatível a preços que nem Deus acredita!!!

E o teatro de Epidauro? O teatro de Dodona? O Odeon de Heródes Ático? O Teatro de Delfos?
Vejam só que lotes atraentes de pedras ex-acústicas estão à disposição… de nossos prezados e estimados clientes…
Algum tycoon de Hollywood vai querê-los, pra usar num remake de Medéia, a Rainha Assassina, estrelado por Lady Gaga e patrocinado pela Associação Nacional a favor do porte de armas? Ou talvez algum mega-produtor da Broadway, cujo sonho em toda a vida sempre foi encenar o “Complete Idiot’s Guide to… Ésquilo”, para ver se finalmente “matava a charada” do sentido das tragédias… mas se Ésquilo já estiver sendo cogitado por outro produtor, servem também Esopo, Aristófanes, Eurípedes, Menandro, Píndaro, Plutarco, Políbio, Sófocles, Teógnis, Tucídides, Xenofonte… tanto bastaria fazer uma sondagenzinha de mercado para ver que nome atrairia mais público, não é mesmo? Ou aquele que tivesse mais sex-appeal e poder de capitalizar bilheterias.
E os deslumbrantes Cassinos da lavagem, rinsagem, dos passes e repasses de dinheiro? Será que nenhuma casa de jogos de Las Vegas ou Atlantic City vai manifestar interesse? Ai, meu Alexandre, o Grande, que saco! Será que nem os grandes deuses da Samotrácia vão ajudar a desencalhar essas pedras?
Usurários usuários, não deixem de arrematar esses sugestivos lotes de pedras! Vocês poderão finalmente ostentar toda a tradição do teatro ocidental esfregando essas pedras na cara da concorrência…

Ou será que a prenda sempre tem que acabar inevitavelmente abrilhantando os lançamentos da Diz-Nei-Lândia mesmo, e servir de pedestal pros avaros patos, imbecilizantes roedores e ruminantes turistas neoliberais? Olha que eles já se assenhoriaram o controle de todos os notáveis citados acima… (ou quase todos, sempre se acha mais um manuscrito inédito sob as ruínas de uma civilização passada…)

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Toda a sabedoria por uma pechincha!
Aqui é pra quem tem fome de oportunidade!!!

E as Cariátides, gente?
Quem é que não vai querer levá-las, a preço de eurobananas quase-dolarizadas?
São modestas e práticas, pois podem ser desmembradas vorazmente sem qualquer problema. Já vem em kit de uso fácil com cinzel e martelo!!!
Uma em cada continente… tamanho único… One size fits all…
Quem se habilita? Quem se habilta? Quem vai levar as Cariátides?
Gap? Ralph Laureen? Benetton? Armani Exchange? Calvin Klein? Vamonessa, minha gente, vamonessa! Ninguém se habilita?
Vão querer levar uma só ou arrematar o lote todo? Pensem nelas como acessórios para as vitrines de suas lojas flagship!!! Como fundo de pano para as obras-primas do design que vocês mandam criar na Itália, reproduzir na China e distribuir globalmente!
Banana Republic… vai perder esse negócio da China ou vai perder esse negócio pra China? Olhem que a China quer se helenizar, hein?!?!
Patrocinem a exportação das Cariátides!!! Permitam que elas viagem pelo mundo maravilhoso das compras ocidentais! Já pensou uma delas aquilatando a entrada de um Shopping? Assim, com um fundo de moldura dourada, cercada de veludo vermelho, rodeada de Papai Noéis, jingle-bells e veadinhos puxadores? Ou será que vão acabar todas elas na Shiseido de Tóquio, como suporte para o estojo de cosméticos ou na praça de algum estacionamento de Shangai, sinalizando e entrada e a saída do “teatro de consumo”?
Ou então pensem a como elas poderiam dar um toque clássico a um dos tantos muros em obras – como aquele da fronteira que barra os imigrantes do México aos EUA, ou o do muro da apartheidização na Palestina?…. Cariátides incorporadas em parceria…e dedutíveis do imposto de renda… transformando esses cercados em dignas e verdadeiras atrações culturais e turísticas… ninguém mais reclamaria, se a esses muros se agregasse uma Cariátide…

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Já pensaram nisso? As belezuras do ocidente ao alcance de suas mãos?!
Agarrem as mercadorias!!! Não deixem escapar!!!
Quem se habilita? Quem se habilita?

E vocês, Sarko-Merkel &Companhia, cartas díspares de baralhos tão demais manuseados e manipulados?
Quem vai se assegurar o trademark Europa? Agora com upgrade otan-tonificado…
Sim, porque afinal sem a Hellas o velho continente não teria nem nome…
Quem falou que nome não está à venda? Claro que tá. Tá tudo à venda. Nome é tudo. Brands über alles!!! Brands for sale!!!
E nosso próximo lote de peça única é a própria EUROPA… lote nobre que já vem com manual de uso, disclaimer e tudo, redigido por, imaginem só… attorneys de Wall Street!!! Dá pra perder? Só pra quem já perdeu a cabeça!

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Nem uma echarpezinha pra Vênus de Milo que padece com o frio do Louvre?
Nem um guarda-chuvinha pro Leoconte, enroscado na Basílica de São Pedro?

E, falando em Vá-que-te-encano, por que não consolar a Benedita, arrematando pro ocidente todos os modelitos greco-ortodoxos mais ousados, requintados e descolados? A figura tá precisando de um realce no guarda-roupa, eclesiasticamente falando. De um ar um pouco mais… patriarcal… E cairiam tão bem com as sapatilhas Fendi. Ou seriam Prada? Financistas do Senhor… que tal investir ainda mais no visual do Infalível, incorporando à sua “parure” sutis toques orientalistas? Vejam que junto com os adereços dos párocos dos templos do leste vem de brinde a escultura de um belo kouros efébico nu, para castamente inspirar suas divas-santidades nesse momento de tanto vilipêndio contra proeminentes pedófilos e omófobos prelados… Pode se revelar de grande utilidade…
Vamonessa, ninguém quer dar um alento, um sopro de conforto a tanto padecimento sacerdotal depois de tanta calúnia?

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Não sejam insensíveis! Sejam sensatos!
Apliquem seus recursos em obrigações que valorizam!!!
O mercado de futuros não perdoa quem não subjuga o passado!!!

Mas, voltando aos brands, ei, Microsoft, não chegou a hora de se garantir
todos os prefixos, sufixos e raízes daquela língua clássica, agora na hora da xepa, para batizar futuros gadgets e softwares inspirados na oratória que pariu a filosofia?
Que tal Pólis? Que tal Ágora? Que tal “Filia”? que tal “Fobia”? Que tal Cosmos? Cosmosoft… MicroCosm…CosmoSoft… Que tal… Apocalipse?
Aproveitem pois ainda estão à venda conjuntos inteiros de fonemas e morfemas para serem carimbados com os símbolos da usurpação… ©, ®, ™ e assim vai. E tudo por uma barganha.
Né, cibernéticos©, ®, ™? (desculpem, mas este termo já foi tomado…).
Não percam, pois em breve, as vendas se farão só por sílabas não combináveis. A demanda é muito grande…
Gente microsoftada, vão bobear e deixar os macintoshianos arrematarem o lote?

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Vão deixar as bacantes sem birita?
E os Moustakis sem som?
Façam a melhor das caridades remunerativas e não se arrependerão!!!

E vocês, Monsanto, Cargyll, Sygenta e outras filhas de Frankstein?
Tão esperando o quê para transgenizar todo o azeite e as azeitonas monopolisticamente? Que tal uma patente sobre o queijo Feta? Interessa?
Ou por que não levar um copyright da Teramosalata OGM?
Igualmente, é uma ocasião única para exclusivizar todos os direitos ao Moussaca…
Não vacilem, pois tem quem já tá de olho no MacMoussaka…
Olha o lance, olha o lance…

Vamolá, Vamolá
Usuários usurários
Da economia de mercado
Comprem agora e paguem depois
Só jurem pelos juros pois, afinal,
quem não arrisca….
não ganha a Grécia de isca…

E vocês, autoridades constituídas dos estados corporativos da comunidade internacional…
Vão ficar timidamente calados? Façam seus lances federais capitais…
Olhem que, se não abolirem de vez com a obsoleta noção de domínio público e não comprarem todos os direitos exclusivos e integrais dos Banquetes e escritos de Platão, toda a filosofia de Sócrates, toda a retórica de Aristóteles… isso para não falar dos raciocínios elaborados de Anaxágoras, Anaximandro, Anaxímenes, Antístenes, Demócrito, Diógenes, Epicuro, Empédocles, Heráclito, Leucipo, Górgias, Parménides, Protágoras, Tales, Zenão, Hipócrates, Aspásia, só para começar… e se não construírem bunkers
para trancafiá-los seguros, inoperantes e moribundos no arquivo morto de suas burocracias governamentais…
as idéias contidas nas obras dos acima especificados poderão ressurgir e contaminar virulentas todo o google view desse mundo já formatado e conformizado segundo seus mais lucrativos interesses…
Sejam mais ambiciosos e ardilosos… invistam em derivativos de pseudofilosofia que rendem dividendos. Mas pra isso, vocês têm que ter posse integral dos originais e torná-los, subsequentemente, completamente inacessíveis, inócuos e inativos.
Por que não alcançar um modesto recorde e adquirir a própria Democracia, com todos os direitos exclusivos de propriedade…? Observem que nesse lote, estão imbutidos todos os silogismos e sofismas pertinentes… e qualquer conexão de idéias alheias ao produto patenteado e registrado será automaticamente considerada ofensa de terror à paz, à harmonia e ao bem-estar do emplastro de necrofilia e falácias que é a chamada “comunidade internacional” vigente.

NÃO RESTA QUALQUER DÚVIDA.
DA INGRATA GRÉCIA, AO MUNDO SÓ RESTA
COBRAR SUA VERGONHOSA DÍVIDA!!!

Vamolá, Vamolá
Vamonessa, Vamonessa
Usurários usuários
Da economia de mercado
Alguém mais se habilita?
Alguém mais se habilita?
Dou uma, dou duas….
Não percam esse único
Offer-tão!!!
Vejam que vou bater o martelo!!!

 
 

Arquivos Recentes