null

Fonte:
agência de notícias anarquistas-ana

Manifestantes vestindo preto, com o rosto coberto, do Black Bloc, incendiaram carros e quebraram vitrines de lojas de luxo durante um protesto contra a reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC). A mobilização ocorreu neste sábado (28), em Genebra.

O Black Bloc, com aproximadamente 1000 ativistas, fazia parte de uma multidão de cerca de 5000 pessoas que protestavam contra o encontro da conferência ministerial da OMC, que começa nesta segunda-feira.

O ato começou numa praça no centro de Genebra, com palavras de ordem contra banqueiros e chefes de Estado, cartazes e bandeiras.

Os anticapitalistas também lançaram fogos de artifício na principal rua comercial da cidade, e pedras contra os policias, que, fortemente armados, revidaram com bombas de gás lacrimogêneo, gás pimenta, canhões de água e balas de borracha para dispersar os manifestantes, que seguiam para a sede da OMC. Pelo menos 40 pessoas foram presas.

A última reunião ministerial da OMC ocorreu em Hong Kong, cerca de quatro anos atrás. Os outros encontros foram realizados em Cancún, no México, e na cidade estadunidense de Seattle.

Amanhã, 30 de novembro (N30), comemoram-se os 10 anos da batalha nas ruas de Seattle, cidade dos Estados Unidos, onde foi realizado o encontro da Organização Mundial do Comércio (OMC), da chamada “rodada do milênio”.

Galeria de imagens: http://planetephotos.blog.tdg.ch/archive/2009/11/30/manif-anti-omc-que-fait-la-police.html

agência de notícias anarquistas-ana
a_n_a@riseup.net

Leave a Reply