>> Morre uma árvore. Desperta uma nação. (Nazim Hikmet, poeta turco)


Morre uma árvore. Desperta uma nação. (Nazim Hikmet, poeta turco)





Algo de terrível (a repressão do governo “neoliberal” aliado da Otan contra os manifestantes de todas as idades que querem evitar a destruição do último parque do bairro de Taksim, o bairro “europeu” de Istanbul, que já foi Bisâncio, que já foi Constantinopla, que já foi a capital do Império Romano Oriental a partir da queda de Roma, em 395 d.C. até o fim da Idade Média). Istanbul, a única cidade que cobre dois continentes: uma parte na Ásia e uma parte na Europa…

Mas ao mesmo tempo, extremamente bonito e, quem sabe, premonitório. Um verdadeiro DESPERTAR da Eurásia, que esperamos há tanto tempo…

Como sempre, agora todos vão querer “encampar” a manifestação ou sua destruição.

Tomara que não consigam. Tudo é símbolo, como dizia Pessoa. E este está sendo um muito forte.


avó turca destemida


Máscara anti-gás que, segundo dizem, foram importadas do Brasil, de uma fábrica com o nada sutil nem de boa lembrança nome “Condor”>..

Carta de Istanbul: Algo de maravilhoso está acontecendo aqui – por Gülay Ates

Caros amigos… queria agradecê-los sobretudo pelo apoio e pelo conforto.

Somos pouco mais de 80 milhões de cidadãos aqui, na República da Turquia… e algo de maravilhoso está acontecendo aqui.

Milhões de pessoas não dormiram nas útlimas 36 horas; ficamos nas ruas. Grades e pequenas cidades, os bairros estão cheios de pessoas que sabem como serão tratadas. Jovens e velhos, professores, atores, escritores, trabalhadores, todos sabem que serão golpeados brutalmente, bombardeados com gás lacrimogêneo e com o agente laranja. Isso não é suficiente para nos deter para ajudar quem está precisando.

Não estava planejado, não tínhamos organizado isso. Estávamos sentados em nossas salas olhando a TV Halk e lendo no Twitter o que estava sendo feito aos manifestantes pacíficos.

Nenhum de nós ficou pensando duas vezes, calçamos os sapatos e corremos para fora para ajudar. Nem durante os muitos anos de estudante eu tinha participado de uma manifestação. Mas isso foi assim natural e espontâneo que a gente acaba nem pensando na própria segurança. É tão estranha essa experiência… TODOS SÃO UM…

Caros amigos, eu e muitos milhões de pessoas estamos aqui e agora posso dizer que a sensação é absolutamente magnífica… O PODER E A UNICIDADE… e é tudo assim tão simples e tão veloz… só quando você despertou é que percebe que o poder sempre esteve aí, e que a gente tinha simplesmente esquecido…

DESPERTEM… isso que está acontecendo hoje aqui amanhã acontecerá em seus países, a jogada é a mesma… isso que me está fascinando e desconcertando é o poder que temos – o sistema deles é tão fácil de ser derrubado como um castelo de cartas de baralho quando retiramos apenas uma delas.

Com muito amor

Fonte: http://soundofheart.org/galacticfreepress/content/something-beautiful-happening-turkey

As barricadas: This is how we UNITE! This is how we STRUGGLE! @ISTANBUL, Besiktas


Mas a luta prossegue:

Leave a Reply