null
[Espanha]
null
Inicialmente editado na Itália em 2008, o livro “A História e resultados imprevistos de um símbolo” acaba de ser lançado em castelhano pela Virus Editorial e Fundação Salvador Seguí, de Barcelona. A obra traz imagens e relatos de vários autores focando o principal signo dos anarquistas em todo o mundo.]

Pichado sobre as paredes em protesto, mas também estampado em mochilas, camisetas, pingentes e gorros, inclusive nas roupas masculinas mais íntimas, o “A na bola” é um símbolo tão conhecido que acabou por ser considerado uma alegoria tradicional da iconografia libertária.

Na realidade, nos explicam seus criadores, tem pouco mais de quarenta anos: o “A na bola” nasce como um projeto em Paris, na França, durante o ano de 1964, no interior de uma pequena rede de jovens anarquistas, mas começa sua vida pública no ano de 1966 em Milão, na Itália, impresso sobre panfletos ou cartazes da Giuventù Libertaria. Pouco depois, a explosão de 1968 – e a invenção do spray de tinta – fará circular o símbolo pelas ruas de todo o mundo.

Esta inédita história em imagens, junto aos relatos que o acompanham, repassa sua surpreendente e, inclusive, sua extravagante difusão planetária, alcançada primeiro sob o estímulo da paixão libertária e logo pela cultura punk, até sua mais recente exploração comercial.

Uma viagem pelo imaginário contemporâneo que dá conta das múltiplas interpretações – freqüentemente inesperadas, talvez contraditórias – de um símbolo nascido com uma forte conotação específica e transformado com o tempo em um dos signos mais usados para expressar não tão só Anarquia, mas também revolta, rechaço, anticonformismo e transgressão em suas mais variadas acepções.

O livro reúne textos de Fulvio Abbate, Pietro Adamo, Adbusters Media Foundation, Android Tattoo, Roberto Freak Antoni, Amedeo Bertolo, Chris Carlsson, Pino Cacucci, Marianne Enckell, Goffredo Fofi, Dori Ghezzi, Enrico Ghezzi, Matteo Guarnaccia, Tomás Ibáñez, Luciano Lanza, Maurizio Maggiani, Yoko Miura, Maria Nadotti, Clelia Pallotta, Marco Pandin, Andrea Perin, Marco Philopat, Ferro Piludu, Fabrizia Ramondino, Paolo Rossi, Marco Rovelli, Giorgio Triani, Nicoletta Vallorani, Luca Villoresi, Wu Ming 1 e Salvatore Zingale.

“Historia y resultados imprevistos de un símbolo”

Virus Editorial – Fundación Salvador Seguí. Barcelona 2010

128 págs. Rústica 19×19 cm

ISBN 978-8492559-14-5

15,00 Euros

agência de notícias anarquistas-ana

A orquídea –
a cada instante
o silêncio é outro.

Constantin Abaluta

Leave a Reply