null
Enunciados propedêuticos proferidos diante do Olimpo das Bolsas de Desvalores

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Não joguem tempo fora
Vamolá, façam seus lances

Tudo bem que a Vênus ex-de-Milo já jaz no Louvre faz tempo, e que a maioria dos mármores gregos já estão disseminados, abarrotando os insaciáveis Museions do mundo… mas ainda sobram alguns…(viu, Péricles?)
Quem é que não vai querer levar do Museu da Acrópole nem que seja um leão ou um cavalo da fase arcaica?
Ou brindar-se com o luxo refinadíssimo de um lote de delicadíssimos camafeus de Atenas? Sem falar nas cerâmicas, nos vasos, nas urnas…
Vejam que o estoque de Miron, de Fídias e de Praxíteles já tá escasseando. Vamolá! Vamolá!
Quem não comprar rapidinho, não vai ter nem um fragmentozinho…
Não perca a chance de ser dono de um pedacinho-souvenir tão diferencial do mundo clássico…
Oferecido em suaves prestações para pagar a “dívida” que o povo grego contraiu com o mundo.
Afinal, faz tempo que eles estão abusando da nossa boa vontade e da pecúnia de nossa honesta labuta. Quem mandou Homero ter perdido um tempo absurdo para escrever a Ilíada? E alguém cobrou Heródoto por ter desperdiçado tantos recursos em viagens pra cá e pra lá, só para escrever a primeira grande narrativa histórica do mundo? E a devassa da Safo, então, merece nossa compaixão? Licurgo, Alcibíades e Hipócrates que me desculpem, Arquimedes e Pitágoras, sinto muito, mas…. Fala sério… Who cares? Agora sifu… junto com Zorba, o Grego…

082 – Dalida – Zorba The Greek by Imediata

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Aceita-se dinheiro, cheque ou cartão.
Não tem problema. E é pré-aprovado pelo FMI.

E você, tão “civilizado” Museu Britânico do Saque e da Privataria…
persistente coletor de artefatos e congêneres confiscados, na marra, de antigas civilizações…
Não seria a hora certa de se conceder mais alguns remarcáveis exemplares do patrimônio alheio,
adquirindo, por exemplo, um pedaço mais substancial do Partenon?
Pelo menos, assim, os Elgin Marbles e os cavalos ilicitamente pilhados não ficariam mais tão solitários nas brumas de Albion…
Que tal meia dúzia de colunas da Acrópole? Vejam que a compra em quantidade tem desconto!
Três poderiam servir de adorno para o Hyde Park, alegrando assim os passeios da nossa tão querida rainha, enquanto se relaxa contando suas libras e seus royalties e ações Shell e BP ao portador… E, obviamente, três teriam que ser destinadas como presente para os caríssimos amigos da sede efetiva da Coroa, naquela tão monstruosamente “pseudo-neo-clássica” W.(D.)C….
Como vocês fazem com seus mercenários soldadinhos, enviados aos quatro cantos dos orientes só para não perderem o hábito servil de capachear os cow-boys manda-chuva da coalisão… (e haja fôlego para engolir o petróleo que picha todo o Golfo do México… Por sinal, quem é mesmo que quando não caga na entrada, caga na saída… não seriam os herdeiros da mega-narcotraficante-rainha-majestade Vitória…?)

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Venham dar uma sapecada
Qualidade imbatível a preços que nem Deus acredita!!!

E o teatro de Epidauro? O teatro de Dodona? O Odeon de Heródes Ático? O Teatro de Delfos?
Vejam só que lotes atraentes de pedras ex-acústicas estão à disposição… de nossos prezados e estimados clientes…
Algum tycoon de Hollywood vai querê-los, pra usar num remake de Medéia, a Rainha Assassina, estrelado por Lady Gaga e patrocinado pela Associação Nacional a favor do porte de armas? Ou talvez algum mega-produtor da Broadway, cujo sonho em toda a vida sempre foi encenar o “Complete Idiot’s Guide to… Ésquilo”, para ver se finalmente “matava a charada” do sentido das tragédias… mas se Ésquilo já estiver sendo cogitado por outro produtor, servem também Esopo, Aristófanes, Eurípedes, Menandro, Píndaro, Plutarco, Políbio, Sófocles, Teógnis, Tucídides, Xenofonte… tanto bastaria fazer uma sondagenzinha de mercado para ver que nome atrairia mais público, não é mesmo? Ou aquele que tivesse mais sex-appeal e poder de capitalizar bilheterias.
E os deslumbrantes Cassinos da lavagem, rinsagem, dos passes e repasses de dinheiro? Será que nenhuma casa de jogos de Las Vegas ou Atlantic City vai manifestar interesse? Ai, meu Alexandre, o Grande, que saco! Será que nem os grandes deuses da Samotrácia vão ajudar a desencalhar essas pedras?
Usurários usuários, não deixem de arrematar esses sugestivos lotes de pedras! Vocês poderão finalmente ostentar toda a tradição do teatro ocidental esfregando essas pedras na cara da concorrência…

Ou será que a prenda sempre tem que acabar inevitavelmente abrilhantando os lançamentos da Diz-Nei-Lândia mesmo, e servir de pedestal pros avaros patos, imbecilizantes roedores e ruminantes turistas neoliberais? Olha que eles já se assenhoriaram o controle de todos os notáveis citados acima… (ou quase todos, sempre se acha mais um manuscrito inédito sob as ruínas de uma civilização passada…)

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Toda a sabedoria por uma pechincha!
Aqui é pra quem tem fome de oportunidade!!!

E as Cariátides, gente?
Quem é que não vai querer levá-las, a preço de eurobananas quase-dolarizadas?
São modestas e práticas, pois podem ser desmembradas vorazmente sem qualquer problema. Já vem em kit de uso fácil com cinzel e martelo!!!
Uma em cada continente… tamanho único… One size fits all…
Quem se habilita? Quem se habilta? Quem vai levar as Cariátides?
Gap? Ralph Laureen? Benetton? Armani Exchange? Calvin Klein? Vamonessa, minha gente, vamonessa! Ninguém se habilita?
Vão querer levar uma só ou arrematar o lote todo? Pensem nelas como acessórios para as vitrines de suas lojas flagship!!! Como fundo de pano para as obras-primas do design que vocês mandam criar na Itália, reproduzir na China e distribuir globalmente!
Banana Republic… vai perder esse negócio da China ou vai perder esse negócio pra China? Olhem que a China quer se helenizar, hein?!?!
Patrocinem a exportação das Cariátides!!! Permitam que elas viagem pelo mundo maravilhoso das compras ocidentais! Já pensou uma delas aquilatando a entrada de um Shopping? Assim, com um fundo de moldura dourada, cercada de veludo vermelho, rodeada de Papai Noéis, jingle-bells e veadinhos puxadores? Ou será que vão acabar todas elas na Shiseido de Tóquio, como suporte para o estojo de cosméticos ou na praça de algum estacionamento de Shangai, sinalizando e entrada e a saída do “teatro de consumo”?
Ou então pensem a como elas poderiam dar um toque clássico a um dos tantos muros em obras – como aquele da fronteira que barra os imigrantes do México aos EUA, ou o do muro da apartheidização na Palestina?…. Cariátides incorporadas em parceria…e dedutíveis do imposto de renda… transformando esses cercados em dignas e verdadeiras atrações culturais e turísticas… ninguém mais reclamaria, se a esses muros se agregasse uma Cariátide…

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Já pensaram nisso? As belezuras do ocidente ao alcance de suas mãos?!
Agarrem as mercadorias!!! Não deixem escapar!!!
Quem se habilita? Quem se habilita?

E vocês, Sarko-Merkel &Companhia, cartas díspares de baralhos tão demais manuseados e manipulados?
Quem vai se assegurar o trademark Europa? Agora com upgrade otan-tonificado…
Sim, porque afinal sem a Hellas o velho continente não teria nem nome…
Quem falou que nome não está à venda? Claro que tá. Tá tudo à venda. Nome é tudo. Brands über alles!!! Brands for sale!!!
E nosso próximo lote de peça única é a própria EUROPA… lote nobre que já vem com manual de uso, disclaimer e tudo, redigido por, imaginem só… attorneys de Wall Street!!! Dá pra perder? Só pra quem já perdeu a cabeça!

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Nem uma echarpezinha pra Vênus de Milo que padece com o frio do Louvre?
Nem um guarda-chuvinha pro Leoconte, enroscado na Basílica de São Pedro?

E, falando em Vá-que-te-encano, por que não consolar a Benedita, arrematando pro ocidente todos os modelitos greco-ortodoxos mais ousados, requintados e descolados? A figura tá precisando de um realce no guarda-roupa, eclesiasticamente falando. De um ar um pouco mais… patriarcal… E cairiam tão bem com as sapatilhas Fendi. Ou seriam Prada? Financistas do Senhor… que tal investir ainda mais no visual do Infalível, incorporando à sua “parure” sutis toques orientalistas? Vejam que junto com os adereços dos párocos dos templos do leste vem de brinde a escultura de um belo kouros efébico nu, para castamente inspirar suas divas-santidades nesse momento de tanto vilipêndio contra proeminentes pedófilos e omófobos prelados… Pode se revelar de grande utilidade…
Vamonessa, ninguém quer dar um alento, um sopro de conforto a tanto padecimento sacerdotal depois de tanta calúnia?

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Não sejam insensíveis! Sejam sensatos!
Apliquem seus recursos em obrigações que valorizam!!!
O mercado de futuros não perdoa quem não subjuga o passado!!!

Mas, voltando aos brands, ei, Microsoft, não chegou a hora de se garantir
todos os prefixos, sufixos e raízes daquela língua clássica, agora na hora da xepa, para batizar futuros gadgets e softwares inspirados na oratória que pariu a filosofia?
Que tal Pólis? Que tal Ágora? Que tal “Filia”? que tal “Fobia”? Que tal Cosmos? Cosmosoft… MicroCosm…CosmoSoft… Que tal… Apocalipse?
Aproveitem pois ainda estão à venda conjuntos inteiros de fonemas e morfemas para serem carimbados com os símbolos da usurpação… ©, ®, ™ e assim vai. E tudo por uma barganha.
Né, cibernéticos©, ®, ™? (desculpem, mas este termo já foi tomado…).
Não percam, pois em breve, as vendas se farão só por sílabas não combináveis. A demanda é muito grande…
Gente microsoftada, vão bobear e deixar os macintoshianos arrematarem o lote?

Vamolá, Vamolá
Usurários usuários
Da economia de mercado
Vão deixar as bacantes sem birita?
E os Moustakis sem som?
Façam a melhor das caridades remunerativas e não se arrependerão!!!

E vocês, Monsanto, Cargyll, Sygenta e outras filhas de Frankstein?
Tão esperando o quê para transgenizar todo o azeite e as azeitonas monopolisticamente? Que tal uma patente sobre o queijo Feta? Interessa?
Ou por que não levar um copyright da Teramosalata OGM?
Igualmente, é uma ocasião única para exclusivizar todos os direitos ao Moussaca…
Não vacilem, pois tem quem já tá de olho no MacMoussaka…
Olha o lance, olha o lance…

Vamolá, Vamolá
Usuários usurários
Da economia de mercado
Comprem agora e paguem depois
Só jurem pelos juros pois, afinal,
quem não arrisca….
não ganha a Grécia de isca…

E vocês, autoridades constituídas dos estados corporativos da comunidade internacional…
Vão ficar timidamente calados? Façam seus lances federais capitais…
Olhem que, se não abolirem de vez com a obsoleta noção de domínio público e não comprarem todos os direitos exclusivos e integrais dos Banquetes e escritos de Platão, toda a filosofia de Sócrates, toda a retórica de Aristóteles… isso para não falar dos raciocínios elaborados de Anaxágoras, Anaximandro, Anaxímenes, Antístenes, Demócrito, Diógenes, Epicuro, Empédocles, Heráclito, Leucipo, Górgias, Parménides, Protágoras, Tales, Zenão, Hipócrates, Aspásia, só para começar… e se não construírem bunkers
para trancafiá-los seguros, inoperantes e moribundos no arquivo morto de suas burocracias governamentais…
as idéias contidas nas obras dos acima especificados poderão ressurgir e contaminar virulentas todo o google view desse mundo já formatado e conformizado segundo seus mais lucrativos interesses…
Sejam mais ambiciosos e ardilosos… invistam em derivativos de pseudofilosofia que rendem dividendos. Mas pra isso, vocês têm que ter posse integral dos originais e torná-los, subsequentemente, completamente inacessíveis, inócuos e inativos.
Por que não alcançar um modesto recorde e adquirir a própria Democracia, com todos os direitos exclusivos de propriedade…? Observem que nesse lote, estão imbutidos todos os silogismos e sofismas pertinentes… e qualquer conexão de idéias alheias ao produto patenteado e registrado será automaticamente considerada ofensa de terror à paz, à harmonia e ao bem-estar do emplastro de necrofilia e falácias que é a chamada “comunidade internacional” vigente.

NÃO RESTA QUALQUER DÚVIDA.
DA INGRATA GRÉCIA, AO MUNDO SÓ RESTA
COBRAR SUA VERGONHOSA DÍVIDA!!!

Vamolá, Vamolá
Vamonessa, Vamonessa
Usurários usuários
Da economia de mercado
Alguém mais se habilita?
Alguém mais se habilita?
Dou uma, dou duas….
Não percam esse único
Offer-tão!!!
Vejam que vou bater o martelo!!!

Leave a Reply