sem PAPAs na língua
reflexões a contrapelo da santificação de João Paulo II

"E sem dúvida o nosso tempo... prefere a imagem à coisa, a cópia ao original, a representação à realidade, a aparência ao ser... Ele considera que a ilusão é sagrada, e a verdade é profana. E mais: a seus olhos o sagrado aumenta à medida que a verdade decresce e a ilusão cresce, a tal ponto que, para ele, o cúmulo da ilusão fica sendo o cúmulo do sagrado".

FEUERBACH (Prefácio da segunda edição de A essência do cristianismo), utilizada como epígrafe do livro A sociedade do espetáculo de Guy Debord.


Clique nos modelos para a nova roupa do papa para ver o vídeo do premonitório "ECCLESIASTIC FASHION SHOW" de Roma de Fellini (1972)

BENTO (???) XVI

LEONARDO BOFF "Joseph Card. Ratzinger: el exterminador del futuro? Sobre la Dominus Iesus" RELat, 2000 ou aqui: http://www.redemptor.com.br/~soter/subverte.doc

LEONARDO BOFF "A IGREJA MENTE, É CORRUPTA, CRUEL E SEM PIEDADE; entrevista à revista Caros Amigos" 09/1998

...fui ao diálogo com o Ratzinger levando duas maletas contendo 100.000 subscrições, do mundo inteiro, desde a Sibéria, Coréia, bispos, milhares de cristãos. E, quando comecei, disse: "Cardeal, não estou sozinho aqui, estou com estes 100.000". "Vocês é que manipularam assinaturas!" "Como, manipularam? Um bispo que é lá da cidade de Zagorsky, na Rússia, como é que vai ter contato comigo?" Quer dizer, a Teologia da Libertação não era causa minha, é a causa de uma geração, é um movimento. E saí convencido, devido à influência dos dois cardeais que me acompanharam, que o problema terminaria ali. E qual não foi a minha surpresa quando, no dia 11 de maio, todo paramentado para entrar na missa dos trabalhadores em Petrópolis, toca o telefone, era do Vaticano. Atendo e dizem: "Você se considere imediatamente demitido da cátedra de teologia, deposto da Revista Eclesiástica Brasileira, da coordenação editorial da Vozes, não pode mais falar, viajar, nem dar aula. Esta é a punição". Eu disse: "Então apelo ao direito canônico. Só entro na punição quando tiver os documentos na mão, porque oral não vale". "Então, os documentos seguirão." E desligaram. Aí vieram os documentos.

...junto comigo foram dom Paulo Evaristo e dom Ivo Lorscheiter, que era presidente da CNBB. Dom Paulo havia sido meu professor e era cardeal. Chegamos os três juntos no Vaticano, o cardeal Ratzinger ficou sumamente irado e disse: "O fato de convocarmos um teólogo aqui já é uma condenação implícita. E esse teólogo, para escândalo dos cristãos, vem acompanhado de Castor e Pólux, as duas divindades pagãs, como anjos da guarda que o acompanham". Eu disse: "Cardeal, com licença, nós somos cristãos, venho acompanhado de São Cosme e São Damião e não de Castor e Pólux" – que sãos os equivalentes pagãos de Cosme e Damião. (risos)..

.Dom Paulo disse ao Ratzinger: "Se o senhor quiser, preparo tudo em São Paulo, o senhor vai conhecer as periferias, vai com os agentes da pastoral e, depois de ver tudo isso, vamos sentar e falar sobre a Teologia da Libertação, porque, se o senhor não vir isso, não vai entender os teólogos". O cardeal respondeu: "Temos obrigações com a Igreja universal, não podemos fazer partido na Igreja local. Somos responsáveis por todas as igrejas, nossa sede de pensamento é aqui". Aí me levantei e disse: "Cardeal, por favor, olhe esta janela, toda de ferro quadriculado. Atrás dessa janela de ferro quadriculado não se faz Teologia da Libertação, porque o mundo já vem traduzido nessa quadratura. Tem de sentir na pele uma experiência de pobreza, porque daí nasce a teologia como o grito dos pobres". A Teologia da Libertação é um grande esforço de uma parte dos cristãos de fazer do Evangelho e da fé cristã um fator de mobilização social.

.
 
 
 
JOÃO PAULO II
. .

LEONARDO BOFF "Papa confundiu o mundo com Roma e Roma com a Polônia" CARTA MAIOR 15/04/2005

.
WASHINGTON URANGA " Quién es quién entre los principales papables" LA JORNADA 04/04/2005

LEONARDO BOFF "Juan Pablo II, el gran restaurador" REBELION 04/04/2005

MAURIZIO CHIERICI "Wojtyla, lŐinverno della Chiesa" L UNITÀ 04/04/2005

.

.

.

.

.
.
.
.
.
   

.Relicário

.

 

   

 
<sem papas na língua> info@imediata.com