Pré-História da Aids


1959 - Mundo

O caso mais antigo, posteriormente identificado, data deste ano. O vírus HIV (Human Immunodeficiency Virus – vírus da imunodeficiência humana foi encontrado em uma amostra sanguínea de um homem africano da etnia bantu, que viveu em Leopoldville, hoje Kinshasa, no Congo. A descoberta foi publicada em fevereiro de 1998 na revista americana Nature.


1978 - Mundo

Homossexuais nos Estados Unidos e heterossexuais na Tanzânia e no Haiti começam a apresentar sintomas da Aids, ou seja, seu sistema imunológico não reage contra infecções e outras doenças. A Aids ainda não havia sido identificada.


Fase da Descoberta


1980 - Mundo

Cientistas identificam os primeiros casos de uma doença rara, entre jovens homens homossexuais, que ataca o sistema imunológico do organismo deixando-o vulnerável a doenças oportunistas. Entre elas, o Sarcoma de Kaposi e a pneumonia causada pelo Pneumocystis carinii. A doença é chamada de câncer gay e depois passa a ser nominada Gays Related Imuno Deficience (Grid), Imunodeficiência Relacionada aos Gays).


1981 - Mundo

5 de Junho - Publicado artigo do médico imunologista Michael Gottieb, no boletim do Centro de Controle de Doenças (CDC), dos EUA, relatando que uma nova doença leva à falência do sistema imunológico dos pacientes.

Junho - Registrado o primeiro caso europeu da doença, na Dinamarca.

Novembro - Um grupo de homossexuais de Nova York, liderados por Roger McFarlane, inaugura um serviço de informações sobre a Aids pelo telefone.

Dezembro - Registrado o primeiro caso de Aids no Reino Unido.


1982 - Brasil

A dermatologista paulista Valéria Petri, da Escola Paulista
de Medicina, identifica o primeiro caso de Aids no Brasil.

Mundo

Janeiro - A comunidade científica certifica-se que o vírus é transmitido por meio do sangue e do contato sexual a partir da definição de grupos de risco no Haiti e entre hemofílicos.

Junho
Registrado o primeiro caso de Aids por meio
de transmissão de sangue em hemofílico sexual nos EUA.

O Centro de Controle de Doenças (CDC) dos EUA batiza a nova doença de Aids (Aquired Immune Deficiency Syndrome, ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida).

Pesquisadores chegam à conclusão de que o primeiro
caso de Aids teria surgido em Uganda, em 1976.


1983 - Brasil

4 de junho - Morre, em Nova York, aos 31 anos, o estilista e figurinista mineiro Markito, conhecido como o costureiro da atrizes de televisão e socialites. Ele foi a primeira pessoa pública brasileira a falecer por causa da doença.

O dermatologista Paulo Roberto Teixeira inaugura o primeiro programa
de prevenção à Aids como parte do Instituto de Saúde da Secretaria
de Saúde do Estado de São Paulo.

Mundo

1 de fevereiro - A equipe do Instituto Pasteur, na França, chefiada por Luc Montaigner, identifica o vírus causador da doença, batizado de LAV. Mas é o pesquisador americano Robert Gallo, do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, quem primeiro publica a descoberta do vírus, chamando-o de HTLV-III. Mais tarde seria descoberto outro tipo de mesmo vírus.


1984 - Brasil

A travesti Brenda Lee passa a freqüentar os corredores do Hospital Emílio
Ribas, em São Paulo, exigindo um tratamento digno para os doentes de Aids.

Criada a Casa de Apoio Brenda Lee, instituição particular para doentes de Aids.

Mundo

25 de junho
O filósofo francês, Michel Foucault,
morre em Paris em conseqüência da Aids.

Outubro - O laboratório americano Abbot começa a testar
o primeiro teste sorológico para detectar a presença do vírus
no organismo, o Eliza (Enzima Imuno Ensaio).

Pesquisadores americanos consideram o comissário de bordo canadense Gaetan Dugas o paciente zero da Aids. Estima-se que, em um ano, ele tenha contaminado, aproximadamente, 250 pessoas.