ATA DA 2a REUNIÃO DO NÚCLEO (29 DE MAIO DE 2017)

ATA DA 2a REUNIÃO DO NÚCLEO DE PESQUISA EM JORNALISMO PERSEU ABRAMO, REALIZADA DIA 29 DE MAIO DE 2017.

Aos vinte e nove de maio de dois mil e dezessete, às quinze horas, na sala da REDE PUC no 2o subsolo da PUCSP (R. Min. Godói, 969 – Perdizes), reuniram-se em sessão presidida pelo coordenador do núcleo Prof. Dr. Silvio Roberto Mieli, estando presentes o Prof. Dr. Renato Levi e Maria Aparecida de Souza, para debater a seguinte pauta: 1. Andamento das pesquisas; 2. Disposições Gerais. O eixo BIG DATA avança no sentido de acompanhar o processo de quantificação, robotização e sobrecodificação, mas neste último trimestre também se aproximou do fenômeno de “fake news” (e num segundo plano da questão conhecida recentemente como “pós-verdade”). A Rede PUC encarregou-se de elaborar material sobre a questão da “pós-verdade”). Aproximou-se o fenômeno de BIG DATA dos conceitos de “boa cópia” platônica (via Gilles Deleuze), e dos insights de José Miguel Wisnik contidos no texto Ilusões Perdidas”. Quanto ao eixo Debordagens (sociedade do espetáculo e teoria do hype), o núcleo está produzindo o paper “Valor de exposição: a proliferação do termo “curadoria” como passagem da museologia à museificação”, onde defende que o uso excessivo do termo curadoria atualiza os conceitos de sociedade de espetáculo. Um termo oriundo da museologia virou sinônimo de um certo tipo de gestão da economia, da sociedade e da educação. “Curar” nos remete originalmente ao cuidado, ao cultivo interior ou do outro, mas acabou revelando um movimento inexorável rumo à hiperexposição. Por fim, quanto ao eixo Arte e tecnopolítica (uma nova fase do midiativismo), foi discutida a melhor forma de aproveitamento da fala “Dsígnio e Poder”, apresentada no Seminário DCzz / Design e Conspiração: ziguezagues entre Arte e Filosofia, em 2016. Ficou acordado que uma versão resumida seria apresenatda no site do núcleo e uma versão ampliada seria encaminhada como artigo em algma revista qualificada.
Em seguida o coordenador apresentou a proposta de o núcleo encaminhar o pedido de concessão de título de doutor honoris causa a Frei Betto, escritor e militante dominicano que teve participação importante na luta contra a ditadura, no movimento de redemocratização e na potencialização dos estudos e práticas da teologia da libertação no Brasil. A pesquisadora Maria Aparecida Santos (Pary) ressaltou o oportunismo da ideia, já que Frei Betto foi jornalista em meados dos anos 60, paralelamente à sua militância política, o que justifica também o pedido a partir de um núcleo do Departamento de Jornalismo. Pary ficou incumbida do levantamento do percurso burocrático/institucional para que o núcleo encaminhe o pedido. A outra proposta encaminhada foi a de que o Núcleo centralize o projeto RADIOAGEMT, projeto de web radio conduzido pela Agência Maurício Tragtenberg. Pary Souza descreveu o andamento da elaboração de roteiro para o piloto do programa Radio Xangô, com enfoque a partir das matrizes de cultura africana e suas influências na cultura brasileira, que será produzido para o projeto da RADIOAGENT.
Como nada mais restado a ser discutido, deram-se por encerrados os trabalhos, sendo a próxima reunião com data a ser estipulada para o dia 14 de agosto, no mesmo local, na qual se lavra esta ata, que segue assinada pelo coordenador.

Prof.Dr. Silvio Roberto Mieli

 

0 Comments

You can be the first one to leave a comment.

Leave a Comment