ITÁLIA NAS RUAS CONTRA REFORMA EDUCACIONAL


Para ver outros vídeos clicar em “on-demand” acima

PARA ACOMPANHAR A MOBILIZAÇÃO:
UNIRIOT
STOPGELMINI
INDYMEDIA ITALIA
MICROMEGA
MILITANT
BYOBLU
OMBRA
OUTRAS FONTES

IMAGENS:
http://www.flickr.com/groups/931520@N23/pool/

A LEI 133/08:
http://temi.repubblica.it/UserFiles/micromega-online/File/dossier-1331.pdf

null

null

null

Milhares de estudantes e professores foram às ruas de várias cidades italianas para protestar contra a aprovação no Senado (em 29 de outubro) da reforma educacional proposta pelo governo do primeiro-ministro Silvio Berlusconi. A principal manifestação aconteceu em Roma, com cerca de 1 milhão de manifestantes nas ruas.

Há dias que vem acontecendo em toda Itália protestos (manifestações de rua com até 200 mil pessoas, greves, ocupação temporária de salas de aula e também de instalações públicas, como estações de trem). Muitas escolas fizeram aulas nas ruas ou em locais emblemáticos, como o Coliseu.

A indignação dos estudantes é contra a aprovação no Senado da reforma educacional. A reforma foi proposta pela ministra da Educação da Itália, Mariastella Gelmini e já havia sido amplamente rejeitada por estudantes e professores. A oposição e os estudantes exigiam a retirada do texto, que estabelece a introdução de uma nota de conduta como requisito para aprovação nas disciplinas.

A medida também prevê o fechamento de 86 mil postos de trabalho, de professores e funcionários, nos próximos três anos. No ensino primário, haverá apenas um professor para todas as disciplinas, exceto informática, inglês e religião.Outros motivos para a falta de acordo com os estudantes e com os pais dos alunos é o fechamento de muitas escolas que estão em lugares isolados, o aumento de estudantes por turma e a redução da carga horária letiva (das 40 horas semanais para 24). O plano prevê também um corte de 8 bilhões de euros (R$ 23 bilhões) dos gastos do governo no ensino superior.

null

Roma Scontri in Piazza Navona [29 ottobre 2008]

PARA ENTENDER O QUE FOI O FASCISMO:
Veja aqui o documentário “Fascist legacy”, produzido pela BBC , que nunca foi transmitido pela RAI.

VERTENTES DE EXTREMA DIREITA ENVOLVIDAS NOS ATOS DE VIOLÊNCIA:
BLOCCOSTUDENTESCO
CASA POUND

OUTRAS FORÇAS DE EXTREMA DIREITA NA ITÁLIA:
FORZA NUOVA/LOTA STUDENTESCA
FIAMMA TRICOLORE

CONTEXTO:

The Permanent Crisis in Education: On Some Recent Struggles in Greece – TPTG