>> Cinco minutos com Franck Lepage – desnudando o ‘democracirco’ da enrolação

Cinco minutos com Franck Lepage – desnudando o ‘democracirco’ da enrolação

Por: Mario S. Mieli
30 de novembro de 2011

Ele não é um humorista nem um dos verdadeiros espe(ta)culantes da sociedade do espetáculo, mas um ‘agente’ sociocultural que desmascara a linguagem do poder por meio de ‘conferências’ sui generis. Com outros ‘agentes’, criou na França uma cooperativa de educação popular, a Scop Le Pavé: http://www.scoplepave.org/

Uma das miniconferências mais conhecidas é a “Langue de Bois”, literalmente “Língua de madeira”, mas transliteralmente “enrolação” ou “empulhação”.

Não é preciso falar francês para entender o jogo de embaralhar as cartas, retirá-las aleatoriamente e construir um dos tantos “discursos políticos” que estamos acostumados a ouvir, cada um em nosso próprio idioma, a partir das “palavras” escritas em cada carta, e que Franck chama de “conceitos operacionais”, ou seja, palavras que não querem dizer absolutamente nada, mas que parecem dizer alguma coisa… bastante complexa e profunda.

As cartas sorteadas, ou melhor, os conceitos operacionais sorteados por Franck no vídeo abaixo (a partir do minuto 2:35), com os quais comporá seu discurso politico dizem:

HABITANTES
ATORES
DIAGNÓSTICO COMPARTILHADO
INTERCULTURAL
DECENTRALIZAÇÃO
CIDADANIA
PROXIMIDADE
DEMOCRACIA
ELO SOCIAL
GLOBALIZAÇÃO
LOCAL
PARCERIA
SOLIDARIEDADE
PROJETO
DESENVOLVIMENTO
CONTRATO
PARTICIPAÇÃO

No último minuto e meio do vídeo, ele realiza outra leitura aleatória das mesmas cartas-conceitos operacionais. Taí um belo exemplo DADA de como des(construir) a baboseira das retóricas que nos poluem incessantemente, via discursos oficiosamente oficiais ou mídia-ata-a-mente merdia-crês.

Franck Lepage : la langue de bois décryptée avec humour ! (Franck Lepage : a língua da enrolação descriptografada com humor)

Leave a Reply