>> VANDANA SHIVA: ABAIXO A DITADURA ALIMENTAR!!!

 

 

Vandana Shiva fala para os participantes da Marcha Right2Know, em frente à Casa Branca, no dia 16 de outubro de 2011, Dia Mundial da Alimentação.

 

 

Vandana Shiva speaks at Right2Know March

 

 

 

Breve sumário do discurso, em português:

 

Discurso a favor da democracia alimentar e da etiquetagem mandatória para se poder distinguir alimentos orgânicos dos transgênicos

 

• Corporações estão roubando o nosso mundo, roubando as dádivas da natureza, os frutos do nosso trabalho

 

• O movimento anti-OGM compreendeu bem como uma organização está fazendo isso: a Monsanto, que espalha a cultura da má alimentação, a cultura de propriedade de sementes – ora, ela não pode “criar” sementes, só roubar sementes, contaminá-las. Quando alguém polui, não deveria ser recompensado com direitos de propriedade, mas deveriam ser processados por tornar os alimentos tóxicos.

 

• Este movimento é importante por exigir liberdade e democracia reais, pois se não somos livres nem para decidir o que comemos, o que plantamos, para saber o que há em nossa comida, como poderemos ser livres, de qualquer outro modo?

 

Porque são os alimentos que moldam cada célula de nosso corpo, cada partícula de nossos órgãos e, como dizem as mulheres mais velhas de meu país, moldam nossos pensamentos também. Maus alimentos geram maus pensamentos. Bons alimentos geram uma mente fresca, criativa, boa.

 

É terrível negar-se a exigência de se etiquetar os alimentos. Pois devemos saber o que estamos comendo, o que estamos comprando.

 

Obama está seguindo os passos seguidos desde Bush pai, se opondo a distinguir entre alimentos orgânicos e transgênicos.

 

Precisamos saber. Temos o direito de saber.

 

Faz diferença saber como os alimentos são produzidos. O que não é orgânico. E alimentos geneticamente modificados não são orgânicos. E quem faz isso deveria estar na mesma categoria dos poluidores, contaminadores e traficantes.

 

Único propósito dos organismos geneticamente modificados?

 

Obter-se patentes sobre as sementes. É a única razão.

 

O MONOPÓLIO SOBRE AS SEMENTES. Pois as patentes significam royalties. Royalties significam extrair dinheiro dos agricultores.

 

Abaixo a ditadura alimentar!

Chega de alimentos tóxicos!

 

VIVA A DEMOCRACIA ALIMENTAR!!!

VIVA A LIBERDADE ALIMENTAR!!!

…PARA CELEBRARMOS A VIDA NA TERRA!