>> O que é a revolução? por Fiorella Mannoia


O que é a revolução?

Por: Fiorella Mannoia
Fonte: globalist.it de 6/1/2013
Tradução: Mario S. Mieli




O que evoca hoje a palavra revolução? O que é hoje revolucionário? Vivemos em uma espécie de mundo ao revés, onde o ilícito tornou-se normal, onde os políticos fazem o espetáculo e os atores, os cantores, os cômicos fazem política. Onde os direitos são trocados por favores. Onde a cultura é considerada supérflua e dispendiosa, praticamente inútil. Onde quem deveria dar o bom exemplo se gaba de seus delitos e considera estúpido quem se obstina a crer na legalidade, descreditando-o, caluniando-o, aniquilando-o. E a palavra revolução assume um significado mais profundo, que diz respeito também ao comportamento de cada um de nós. Tento fazer um elenco daquilo que, na minha opinião, seja, hoje, revolucionário.



Revolucionária é a sobriedade, a educação, a cultura, a arte, revolucionário é o direito à escola, ao trabalho, à saúde, revolucionário é o acesso ao conhecimento, revolucionária é a rejeição da vulgaridade, inclusive aquela rampante da ostentação do luxo, revolucionária é a rejeição da violência, inclusive aquela verbal, revolucionário é dizer a quem procura corrompê-lo: “Não, obrigado”. Revolucionário é o aprofundamento contra a superficialidade, revolucionário é ensinar aos próprios filhos o respeito de todas as diversidades, a acolhida, a compaixão, a irmandade, a capacidade e a vontade de tentar compartilhar a dor dos outros, revolucionário é combater o preconceito, revolucionária é a busca da beleza, revolucionário é apagar a televisão e se dedicar aos próprios entes queridos, cultivar as paixões, continuar a jogar, revolucionário é o sorriso, a gentileza, a humildade, o saber rir de si próprio e das nossas misérias, revolucionária é a simplicidade, o desfrutar de uma boa comida, de um bom vinho, revolucionário é divertir-se dançando até as quatro da madrugada sem aditivos químicos, revolucionário é olhar-se ao espelho sem ter vergonha daquilo que vemos refletido, revolucionário é não se sentir o centro do universo e olhar para além de si mesmo, revolucionário é fazer bem o próprio trabalho seja ele qual for, revolucionária é a honestidade, revolucionária é a coragem das próprias ideias, revolucionário é perguntar-se sempre o que se esconde por trás das notícias da informação oficial, nunca parar de procurar, raciocinar com a própria cabeça e não parar de se perguntar, revolucionário é não dobrar a cabeça frente aos poderosos, sejam eles quem forem.
Revolucionário é tomar o partido dos últimos, sejam eles quem forem. Revolucionária é a curiosidade, a liberdade de pensamento, revolucionária é a coerência, a gratidão, a capacidade de pedir desculpas, revolucionária é a dignidade, o perdão, o respeito, revolucionária é a indignação com a injustiça, onde quer que ela ocorra e ter a coragem de denunciá-la, revolucionário é combater a ganância, que é o mais perigoso dos males, revolucionário é dar um sentido à própria vida buscando o direito à felicidade mas tendo a consciência de que isso não passa somente através do dinheiro. Revolucionário é cada um fazer seu dever de cidadão procurando sempre a verdade, que é a maior das revoluções.


Fiorella Mannoia – La storia siamo noi
http://youtu.be/aPBaP1JyJwU

Mannoia & Nascimento – Canzoni E Momenti (Texto em italiano e português)
http://youtu.be/mXqlJEEHJNk

A felicidade – Fiorella Mannoia


Recomendamos também:

>> Amores Insólitos 21 – ODEIO OS INDIFERENTES, por Antonio Gramsci, com leitura de Fiorella Mannoia e de Paolo e Luca, seguidos do filme “A forma da memória”
http://imediata.org/?p=2283

Leave a Reply