>> Cinco minutos para ver um Enxame de drones sincronizados em voo no céu da Áustria – nova forma de aero-arte eletrônica ou indicação de velha e sinistra belicosidade?


Cinco minutos para ver um Enxame de drones sincronizados em voo no céu da Áustria – nova forma de aero-arte eletrônica ou indicação de velha e sinistra belicosidade?

Fonte: Activist Post de 7 de setembro de 2012
Tradução: Mario S. Mieli

49 quadrocópteros sincronizados em apresentação no céu da Áustria


O maior enxame de drones (aeronaves não tripuladas comandadas por controle remoto) até hoje foi organizado pelo Ars Electronica Futurelab, para levantar voo nos céus noturnos de Linz, Áustria. A frota de 49 quadrocópteros formou uma apresentação em pixel de luzes e formações mutantes.

Aparentemente, em menos de uma década, os drones mudaram de status, passando de elementos escusos integrantes de teorias de conspiração [1] à condição de plena aceitação midiática [2] – o Congresso americano aprovou o uso dos mesmos no espaço aéreo estadunidense –, até se tornarem um meio de expressão artística.

Será que o vídeo de demonstração acima é realmente tão “belo e criativo” [3] conforme observado por um escritor voltado à tecnologia? Ou será que se trata de uma arrepiante e nefasta indicação de um futuro próximo com direito a invasões de enxames de drones autônomos com intenções mortais de natureza militar [4]?

Notas:

[1] Drone Surveillance Program Targeting Americans? – http://www.activistpost.com/2010/11/unmanned-drone-surveillance-program.html

[2] Drones Enter Corporate Media Airspace – http://www.activistpost.com/2012/02/drones-enter-corporate-media-airspace.html

[3] Spotted! Swarm of Quadcopters Produce Eerie, Mesmerizing Lightshow in Night Sky – http://singularityhub.com/2012/09/07/spotted-swarm-of-quadcopters-produce-eerie-mesmerizing-lightshow-in-night-sky/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+SingularityHub+%28Singularity+Hub%29

[4] “The Mad MUSIC of Machine Warfare” – http://www.activistpost.com/2011/09/mad-music-of-machine-warfare.html

Leave a Reply