>> Singelas PROFANA-ações 49 – “Não há uma guerra contra o terror. Há uma guerra de terror.” por John Pilger

Singelas PROFANA-ações 49 – “Não há uma guerra contra o terror.
Há uma guerra de terror” por John Pilger

Trecho de uma conferência na London School of Economics de 17 de nov de 2007
Transcrição traduzida: Mario S. Mieli

John Pilger: Guerra, Verdade e a Mídia

John Pilger: War, Truth & the Media
http://youtu.be/0lRC24a44tY

A primeira baixa?
Guerra, Verdade e a Mídia Hoje
John Pilger
Jornalista

Aqueles que leem jornais, e assistem a TV, e ouvem a rádio, não têm qualquer ideia da magnitude do derramamento de sangue entre os cidadãos iraquianos.
Se você perguntar para alguém, na rua, alguém que se opõe à guerra, e não gosta da ideia: -Quanto iraquianos você acha que foram mortos, como consequência da invasão do Blair e do Bush?
Eles poderão responder: “Alguns milhares”, ou “Eu não sei”.
Na realidade, o mais confiável estudo, feito pela John Hopkins School of Public Health, com iraquianos, uma pesquisa meticulosa, conscienciosa e corajosa, no modo como foi conduzida, com revisões de especialistas, nos leva, provavelmente, a 1 MILHÃO DE PESSOAS.

Les Roberts, que conduziu o estudo, disse: “Parece que a escala de matanças no Iraque foi superior à escala de matanças em Ruanda.”

Estatisticamente, a maior parte do terrorismo é nosso terrorismo. É terrorismo de Estado. Disso não há dúvidas. E as grandes vítimas do terrorismo são muçulmanos. Aqueles que morreram como consequência do embargo medieval, imposto ao Iraque nos anos 1990, os palestinos que morreram e outros.

Portanto, todo o entendimento do que é terrorismo está de ponta cabeça.

Há também, oposto ao terrorismo de Estado, o terrorismo privatizado. É muito pequeno, e é promovido por organizações como a Al-Qaeda.

Um estudo da Universidade de Chicago que achou que deste terrorismo privatizado, nos últimos 30 anos, algo como umas 20 mil pessoas morreram, um número muito pequeno, se comparado com os milhões que morreram como resultado do terrorismo de Estado.

Eu não acredito que há uma guerra contra o terror. Há uma noção de propaganda. Os ataques de 11/9 foram “apropriados” por uma clique no establishment americano, para avançar sua agenda no mundo.
Se isto não for claro para a maioria das pessoas, mas eu acredito que é, então não sei onde essas pessoas estavam nos últimos anos.

Mas isso não é reportado dessa forma. Sim, muitos jornalistas falam de terrorismo e guerra ao terrorismo entre aspas, mas depois de um tempo isso cansa. É como se houvesse realmente uma guerra contra o terror.

Quando:
Não há uma guerra contra o terror.
Há uma guerra de terror.

Leave a Reply