Singelas PROFANA-ações 47 – Escracho à napolitana



O Centro de Nápoles (inclusive bem na frente da Prefeitura da cidade), acordou na quinta 24/5/2012 repleto de manequins enforcados, vestidos branco e com o rosto do Anonymous, dependurados em postes, árvores, cercas, etc. Alguns enforcados individualmente, outros instalados “em famílias de manequins”, tudo em protesto contra a política de austeridade, a precariedade do trabalho, a crise econômica, o desemprego, a onda de suicídios. Cada manequim carregava um cartaz com dizeres como “Desempregado”, “Estudante”, “Precário”, “Operário”, “Trabalhador”, “Ambiente”, etc.



Taí uma forma simbólica de reocupar as ruas de uma cidade, retomando o velho estilo de uma “Commedia dell’Arte” muda e à prova de gás lacrimogêneo, cassetetes, ondas emissoras de frequências e outras sofisticálias “do mal” com as quais se reprime o direito de expressão da população.



Prova de que criatividade não é impossível SEM PATROCINADOR, de que é possível manifestar com graça e humor, sem quebrar vitrines nem quebrar a própria cara. Só Nápoles mesmo, uma das mais velhas cidades europeias (apesar do nome, Cidade Nova = Nea Polis) e, segundo o escritor francês Dominique Fernandez, apaixonado por aquela cidade, provavelmente a menos europeia das cidades da Europa (no melhor sentido que a palavra “menos” tem, nesse caso).



Enfim, vai dar um trabalhão remover os bonecos… pairando na urbe que tem o maior número de santos e realeza enterrados em seus edifícios – agora, sob a sombra generosa dos auspiciosos manequins…


Fotos da galeria de fotos da rainews

Leave a Reply