>> Arquivos do filósofo Michel Foucault são classificados “tesouro nacional” na França

Arquivos do filósofo Michel Foucault são classificados “tesouro nacional” na França

Fonte: Le Monde.fr de 14.04.2012
Tradução: Mario S. Mieli

O Estado francês decidiu classificar como “tesouro nacional” os arquivos do filósofo Michel Foucault, proibindo sua exportação, conforme aviso publicado no sábado, 14 de abril, no Journal Officiel.

Apreendido pelo Ministério da Cultura, a Comissão Consultiva dos Tesouros Nacionais fez valer que esse conjunto de 37.000 folhetos, manuscritos e textos datilografados cobrindo um período de quarenta anos, “é único para a compreensão e estudo da obra de Michel Foucault”, falecido em 1984. “Em consequência disso, o conjunto dos bens apresenta um interesse maior para o patrimônio nacional do ponto de vista da história e da Arte, e deve ser considerado um tesouro nacional”.

Interrogado no sábado, o Ministério da Cultura indicou que poderia se tratar de uma “medida preventiva”, com o objetivo de impedir a venda desses documentos para o exterior.

Da mesma forma, um autorretrato desenhado a ponta de chumbo pelo homem de teatro Antonin Artaud, vendido recentemente (5 de abril) por 2,13 milhões de euros pela Sotheby’s, em Paris, foi igualmente declarado Tesouro Nacional e, portanto, está interditado à exportação, segundo o JOunal Officiel de sábado.

Este autorretrato de Antonin Artaud, adquirido por um colecionador francês por telefone, tinha alcançado um recorde mundial para um desenho de Artaud. Mas dois dias antes da vinda, o Ministério da Cultura tinha interditado sua exportação, conferindo-lhe o status de Tesouro nacional.


Michel Foucault por ele mesmo 1 –
Documentário da TV francesa ARTE em francês com legendas em português



Michel Foucault – Surveiller et punir (Vigiar punir – em francês)


Vigiar e Punir (apresentação escolar de texto e imagens)

Leave a Reply